Em meio a corrida pelo melhor dispositivo para os usuários, temos muitas variantes a se considerar. Baterias maiores, telas sem bordas, câmeras pop-ups e flip, recursos diferenciados, recursos de câmeras para fotografar e gravar vídeos que podem muito em breve aposentar até as câmeras DSLR de entrada e muito mais.

Contudo, o que vem chamando a atenção, definitivamente são os dispositivos dobráveis. Depois dos problemas enfrentados pela Samsung no início de 2019, que parecem ter sido resolvidos, temos o Galaxy Fold, que no momento segue sem concorrentes diretos uma vez que a Huawei comercializa o Mate X somente na China. Além disso temos agora o Moto Razr da Motorola, que com algumas unidades no mercado antes do envio oficial das unidades compradas em pré-venda.

Além dos dispositivos listados acima temos o primeiro smartphone dobrável, não podemos esquecer de citar, o Royole Flexpai e, ainda, já com data marcada para seu lançamento o Samsung Galaxy Z Flip, este último que seguirá o formato do Moto Razr, que dobra o smartphone a metade ao invés de transformá-lo em um tablet.

iPhone dobrável? Patente registrada hoje mostra detalhes de um dispositivo dobrável da Apple
iPhone dobrável? Patente registrada hoje mostra detalhes de um dispositivo dobrável da Apple

Agora, tudo indica que a Apple, não estava somente preocupada com as puxadas de orelha que o presidente Donald Trump vinha dando por conta do 5G. Temos uma patente registrada que mostra um dispositivo dobrável em detalhes num documento de quase 50 páginas.

E, com base na data do registro, que é a mesma desta publicação, 4 de fevereiro de 2020, parece que a Apple esperou toda essa primeira geração de dobráveis aparecer para ajustar detalhes de sua patente e não cometer os erros já vistos anteriormente cometidos pela concorrência.

No entanto, o que temos é uma patente, sabemos que existem dezenas de milhares de patentes registradas que nunca nem chegaram a ser protótipos apresentáveis, mas levando em consideração que a Samsung está prestes a lançar seu segundo dispositivo dobrável, trazendo inclusive formatos diretentes, para públicos diferentes, acredito que a Apple não vá ficar olhando isso tudo acontecer e ficar de fora dessa briga.

A pergunta que não quer calar é, será que teremos um iPhone dobrável em 2020? Isso eu não sei responder, mas garanto que quando ele chegar ao mercado, será por obrigação um dispositivo com 5G.