O iOS 13 da Apple será uma excelente atualização. Ele deverá incluir uma solução real para as robocalls, ligações indesejadas para os usuários que podem ser desde ligações das operadoras de telefonia, até golpes que são aplicados. Além disso, o iOS 13 deverá melhorar a privacidade, os recursos de usuário avançado no estilo Android e muitos outros problemas. Neste artigo, vamos explicar por que o iOS 13 vai fazer você querer ter um iPhone.

Finalmente o problema com Robocalls será resolvido

Sem dúvidas, o bloqueio a Robocalls é o grande destaque do novo iOS 13. Com a função ''Silenciar chamadas desconhecidas'', os problemas incômodos deverão chegar ao fim. Assim que ativado o recurso, o iPhone verificará a chamada recebida em relação aos números em seus contatos e mensagens. Se encontrar uma correspondência, o seu telefone tocará. Se não, a chamada vai direto para o correio de voz.

Robocall são verdadeiras pragas tecnológicas que infernizam a vida dos usuários. Em muitos casos, é recebida uma ligação que quando atendida, simplesmente fica muda. Até então, a melhor dica para quem recebia esse tipo de ligação, era simplesmente ignorar as chamadas. Apesar disso, mesmo assim acaba sendo um incômodo, pois, em primeiro lugar, o toque musical do iPhone pode ser um tanto irritante. Em segundo lugar, mesmo que você ignore essas ligações, praticamente toda a tela do iPhone é ocupada com essas ligações.

Só de ter chegado essa nova função com o iOS 13 nos iPhones, já é um grande motivo para se ter o smartphone da Apple. Porém, o iOS 13 traz diversas outras novidades e melhorias.

Melhorias nos recursos de privacidade

É normal que diversos apps do seu smartphone solicitem sua localização, mesmo não precisando. Isso deixa o usuário com a sensação de estar sendo observado o tempo todo. Até mesmo apps que realmente necessitam de sua localização, como aqueles para previsão do tempo, continuam rastreando seu celular mesmo que o app não esteja sendo usado.

Existe a opção de desativar sua localização para os apps, porém, alguns deles se tornariam inúteis, como o próprio app do tempo citado acima. Além disso, é possível desativar o rastreamento de localização manualmente para cada app, porém, isso também é extremamente complicado de fazer.

É aí que entra outra grande novidade do iOS 13, que será muito útil para os usuários do iPhone. Com o novo sistema, será possível dar permissão de localização a um app apenas uma vez, enquanto você usa. Se o app em questão continuar rastreando sua localização, você receberá uma notificação da Apple em seu iPhone. Inclusive, o usuário terá a opção de alterar a permissão do APP. Mas não é só isso, sabe aqueles apps que rastreiam você por meio de Bluetooth e Wi-Fi sem avisar? A Apple está colocando um fim a isso também. O Android não oferece nada parecido em nível de segurança de localização e rastreamento.

É muito comum usar no seu navegador, as opções de "Fazer login com o Google" ou "Entrar com o Facebook" em websites e aplicativos. Isso é compreensível, pois torna o acesso muito mais fácil. Entretanto, essas opções não são muito seguras. Ao utilizá-las, você concorda em entregar informações a uma empresa que talvez conheça, tiradas de suas contas. O Google ou o Facebook também aprendem mais sobre o que você está fazendo.

A Apple parece ter encontrado a solução para este problema criando o seu próprio serviço, ''faça login com a Apple''. Diferentemente dos outros serviços de login, este não rastreia você e não distribui seus dados. A Apple não coleta muitos dados sobre você para começar; esse não é o modelo de negócios da empresa.

Quando a opção ''faça login com a Apple'' é utilizada, o usuário apenas escreve seu nome e o e-mail associado da Apple. Se você necessita de maior privacidade, poderá fazer login utilizando um e-mail gerado aleatoriamente que será encaminhado para você. Entrar com a Apple oferece a conveniência da criação rápida de contas, mantendo sua confidencialidade. Tanto da Apple, quanto das empresas que pedem login. 

Recursos avançados do Android Power no iPhone

A batalha entre o iOS e Android está longe de acabar, e só quem tem a ganhar com essa rivalidade gigantesca são os usuários. Ambos sistemas são excelentes, trata-se apenas do gosto pessoal de cada usuário. Entretanto, Android e o iPhone são mais parecidos do que você imagina. Ambos estão se tornando mais parecidos com todos os lançamentos e atualizações do iOS e Android.

No entanto, apesar das diversas semelhanças entre os dois sistemas operacionais, algumas das diferenças são bem grandes. Levou uma eternidade para o iPhone obter suporte de teclado de terceiros e mesmo assim, ainda não é tão simples quanto as opções de teclado do Android.

Mas a fim de melhorar isso, a Apple está adicionando mais uma função interessante com o iOS 13, a opção QuickPath, que permite deslizar o dedo no teclado para digitar.

Outra função que está sendo adicionada pela Apple no iPhone, é a função do modo escuro, já presente no Android Q. Pode não parecer tão bom aos olhos, porém, deixa o tema mais leve e a aparência mais bonita. 

Embora tenha demorado demais para obter suporte adequado ao NFC, a Apple está finalmente abraçando essa função. Se você estiver usando um iPhone XR ou XS, será possível iniciar atalhos de uma tag NFC. Os atalhos são uma ótima maneira de automatizar tarefas e, combinados com tags NFC, as possibilidades parecem infinitas. No passado, usamos tags NFC em um carro para começar a reproduzir músicas de uma playlist e acessar as rotas para casa no Android. Agora você poderá fazer o mesmo no seu iPhone.

Como o iPad, o iPhone está recebendo suporte adequado para unidades externas. Em breve, você poderá conectar uma unidade USB a um iPhone (com um adaptador) e acessar arquivos e fotos. Pode ser algo sem muita importância, mas que se unidos em todas as melhorias que estão sendo disponibilizadas, torna-se algo grandioso.

iOS 13 corrige pequenos incômodos aos usuários

A nova atualização do iOS 13 veio para terminar com os pequenos incômodos que as versões anteriores do sistema operacional causavam aos usuários. O Safari, por exemplo, fechará automaticamente as abas para você com base nas configurações de horário. Se você já abriu a visualização com abas do navegador do iPhone apenas para encontrar dezenas de guias de antigas, você apreciará o conceito de abas que fecham após um dia ou uma semana de desuso. Seria interessante se todos os navegadores abraçassem essa ideia.

Outra opção que está chegando com o iOS 13 e que se assemelha muito com a já presente no Android, é a possibilidade de excluir aplicativos diretamente da lista de atualização da App Store. Outra novidade foi a atualização do app ''Lembretes'', que agora, permite criar lembretes adequados e detalhados.

Um outro grande problema enfrentado por usuários, principalmente no Brasil, são os celulares perdidos e roubados. A Apple tem uma ótima solução para isso e nasceu de outro produto: rastreados Bluetooth. Produtos como o Tile e o Trackr prometem ajudá-lo a encontrar o seu material através do crowdsourcing. A ideia é que seu rastreador possa contatá-lo transmitindo através de outros rastreadores mais próximos.

O app Find My iPhone também mudou, agora se chama apenas Findy My. Seu telefone entrará em contato com você via Bluetooth por meio de iPhones e iPads de outras pessoas. Não importa onde seu dispositivo esteja, é provável que haja um próximo sendo usado. E, se você acha que isso vai contra a promessa de privacidade, a Apple incluiu uma inteligente criptografia de modo que apenas você pode rastrear seu telefone, nem mesmo a Apple pode acessar os dados.

Modelos de iPhone que receberão o iOS 13

O iOS 13 será lançado ainda em 2019 e estará disponível para os seguintes modelos: iPhone XS, iPhone XS, iPhone X, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus e iPhone SE. Os próximos iPhones que serão lançados, deverá vir de fábrica já com o novo sistema.