Recentemente aluguei um apartamento através do aplicativo Quinto Andar, uma das maiores plataformas imobiliárias do Brasil. O Quinto Andar é uma startup considerada um dos unicórnios brasileiros, assim como o Nubank, o PagSeguro e o iFood. Aqui vou relatar um pouco da minha experiência e como funciona o processo de locação.

Startup unicórnio

Antes de mais nada, vamos explicar um pouco sobre o que é uma startup e o que são as empresas unicórnios. O Quinto Andar se encaixa nas duas categorias.

Startup são empresas tecnológicas que trazem novas soluções para antigos problemas, simplificando processos antes burocratizados. As startups estão enraizadas na inovação, abordando as deficiências dos serviços já existentes ou criando serviços totalmente novos, interrompendo assim formas entrincheiradas de pensar e fazer negócios para indústrias inteiras.

Já uma empresa unicórnio é uma startup que atingiu a marca de 1 bilhão de dólares em valor de mercado antes de abrir o capital na bolsas de valores.

Como funciona o Quinto Andar?

Como falamos anteriormente, o Quinto Andar é uma plataforma imobiliária. Através do seu aplicativo e site, é possível alugar e comprar imóveis em cerca de 40 cidades, incluindo as capitais brasileiras e grandes cidades. No meu caso, a cidade em que aluguei um imóvel é Porto Alegre/RS.

Todo o processo de locação é feito pelo aplicativo. Você pesquisa os imóveis, agenda visitas com atendimento de um corretor da própria plataforma, escolhe visitar presencialmente ou por vídeo chamada, aceita o valor proposto ou pode negociar diretamente com o proprietário do imóvel, fecha negócio e assina o contrato digitalmente, sem precisar ir ao cartório.

Pesquisa de imóveis

O aplicativo Quinto Andar permite que você busque por imóveis com uma ampla possibilidade de filtros, fazendo com que você possa escolher exatamente o que deseja, aonde deseja e dentro das suas possibilidades financeiras.

O app tem uma interface amigável e é muito simples de usar, o mesmo podemos dizer do site para navegadores de internet. Na verdade existem dois aplicativos, um voltado para inquilinos e outro para os proprietários. Aqui vamos focar no aplicativo para os inquilinos, que são aqueles que estão em busca de um imóvel para alugar.

Na página inicial do site, a primeira coisa que você deve escolher é se quer alugar ou comprar um imóvel. Após isso, você deve digitar a cidade em que procura o imóvel, e pode escolher também o bairro para a sua pesquisa. Ainda na página inicial há a possibilidade de escolher uma faixa de valores para a locação e a quantidade de quartos do imóvel.

Imagem: Quinto Andar.
Imagem: Quinto Andar.

Já no app, você começa escolhendo se quer ver uma lista de imóveis ou o mapa. No mapa, é possível dar zoom ou diminuir para ter uma abrangência maior ou menor de imóveis. Já na lista, você tem imagens dos imóveis com detalhes resumidos logo abaixo da foto. No mapa você pode dar zoom para ver o valor do aluguel.

Imagem: App Quinto Andar.
Imagem: App Quinto Andar.

Em ambas as versões, na parte superior, há uma barra de pesquisa aonde você pode digitar uma rua, um bairro ou uma cidade. Ao lado direito, está o menu de filtros.

Imagem: App Quinto Andar.
Imagem: App Quinto Andar.

Ao clicar em um imóvel, você tem uma descrição completa do mesmo. Você pode ver imagens do imóvel, vídeo e imagem em 360º, informações detalhadas com valor do aluguel, condomínio, IPTU, etc. Ao final tem a soma do valor total, o que é ótimo, pois você fica sabendo exatamente quanto este imóvel custará por mês.

Além disso você pode conferir o número de quartos, metros quadrados, andar, disponibilidade de vaga de garagem, presença de mobília e outros detalhes como se a rua é silenciosa, se aceita pet ou se o imóvel pega o sol da manhã.

Imagem: App Quinto Andar.
Imagem: App Quinto Andar.

Propostas e agendamento de visita ao imóvel

Se você ficou interessado no imóvel, é possível fazer uma proposta ou agendar visita clicando no campo correspondente abaixo.

Ao fazer uma proposta, é possível propor um valor mais baixo do aluguel ou mudanças no imóvel, como algum reparo ou retirada de algum item. O proprietário tem até 3 dias para responder sua proposta, com direito a contraproposta.

Já no agendamento de visita, você tem uma lista com horários e dias disponíveis para visitação. Além disso, você pode escolher entre visitar presencialmente ou de maneira virtual.

Imagem: App Quinto Andar.
Imagem: App Quinto Andar.

Visita ao imóvel

Ao agendar uma visita ao imóvel, um corretor credenciado ao Quinto Andar acompanha você, independente se for uma visita presencial ou visita virtual. Este corretor entrará em contato com você por telefone ou WhatsApp.

  • Na visita presencial, basta você comparecer no endereço do imóvel no dia e hora marcados, e o corretor estará a sua espera.
  • Na visita virtual, você fará uma chamada de vídeo com o corretor enquanto ele estiver no imóvel para lhe mostrar detalhadamente, ou o mesmo enviará vídeos para você do imóvel.

Você pode suspender a visita ou remarcar o horário, caso seja necessário.

Processo de locação

O Quinto Andar para o inquilino é uma das melhores coisas que pode ter acontecido, especialmente para quem tem dificuldades em conseguir fiadores ou não tem interesse em pagar taxas como caução ou seguro fiança.

A garantia é o seu próprio nome. Isso porque, para alugar um imóvel pelo Quinto Andar, você precisa ter o nome sem restrições ao SPC e Serasa, e de preferência um score razoável.

Ademais, o processo de comprovação de renda é simples e desburocratizado. Se você for aprovado na análise de crédito, irá começar o processo de assinatura de contrato.

Contrato

No processo de assinatura de contrato você deverá enviar no próprio site ou app seus documentos, como a foto do documento de identidade, CPF e comprovante de renda. É necessário enviar estes documentos em até 3 dias úteis. Após a validação dos documentos, inicia-se a assinatura do contrato, que ocorre de forma totalmente digital.

O contrato é de 30 meses, sem multa de rescisão após 12 meses. Antes disso, a multa é de 3 alugueis proporcionais ao tempo restante para que o contrato complete 12 meses de vigência. Após a assinatura do contrato, você recebe as chaves do imóvel a partir de 10 dias.

Chat com o proprietário

Importante ressaltar que nesta fase você pode ter contato diretamente com o proprietário do imóvel através de um chat dentro do próprio aplicativo. É por esse chat que você vai poder falar com ele ou ela sempre que desejar.

Vistoria

Além disso, um funcionário do Quinto Andar fará uma vistoria no imóvel, e você fará uma vistoria também, que deve ser enviada nos primeiros dias após receber as chaves. Caso haja alguma imperfeição, é importante relatar, pois você poderá estar negociando com o proprietário os reparos a serem descontados no aluguel.

Vale a pena alugar imóvel pelo Quinto Andar?

Em todo o meu processo de locação, eu não tive praticamente nenhum problema. Pelo menos nenhum sério. Tudo correu bem, e na data prevista eu tive acesso às chaves do meu imóvel. Agendei a mudança com o próprio condomínio.

Não conheço a proprietária do meu imóvel pessoalmente, mas posso falar com ela sempre que eu quiser através do aplicativo. No app também tenho acesso ao meu contrato e é por lá que faço o pagamento do aluguel e posso solicitar reembolsos.

Imagem: Quinto Andar.
Imagem: Quinto Andar.

Sim, eu recomendo o uso do Quinto Andar para alugar um imóvel. Além de ser extremamente seguro, você tem a oportunidade de alugar sem pagar fiança, caução ou ter que apresentar fiadores, pois como dissemos anteriormente, seu nome é sua garantia.

A concentração de tudo o que você necessita dentro do aplicativo é extremamente inteligente e funcional. Além disso, a possibilidade de fazer tudo de forma digital, ainda mais em tempos de pandemia, é muito coveniente e moderna.