Com a pandemia ocorrendo há alguns meses, o uso de máscaras acabou se tornando uma norma em todos os locais do mundo onde se está sofrendo com a transmissão do Coronavírus (COVID-19). Pensando nisso, os pesquisadores da EPFL (École polytechnique fédérale de Lausanne) e da Empa na Suíça buscaram uma maneira de fazer com que o EPI (equipamento de proteção individual) não ocultasse o rosto do usuário. Surgiu então a máscara transparente.

A inspiração para a ideia foi os hospitais infantis onde os profissionais de saúde, durante o surto de Ebola em 2015, em uma estreia colaboração com os pacientes, eram incapazes de mostrar seus rostos. Da mesma forma, hoje esta situação não ocorre somente com enfermeiros e médicos, mas também entre pais, parentes, amigos e conhecidos. Investidores se sentiram motivados a apoiar esta causa e fizeram com que a EPFL obtivesse um valor de US$1,05 milhões para o desenvolvimento e produção das máscaras transparentes.

Já existem máscaras transparentes no mercado, porém são máscaras simples que se utilizam de plástico, que sofre de embaçamento e não é respirável. A EPFL no entanto, conseguiu desenvolver um material para mascaras transparentes, que atende aos requisitos hospitalares e ao mesmo tempo permite a passagem de ar, porem filtrando vírus e bactérias. Isso foi possível através de um processo de fabricação chamado electrospinning (eletrofiação), onde é utilizado uma carga elétrica para criar fios ultrafinos, criando um polímero que apresenta fibras espaçadas por apenas 100 nanômetros (mesma distância que as mascarás utilizadas atualmente por profissionais de saúde).

Tecido de fios ultrafinos utilizado na HelloMask.  Fonte: EPFL
Tecido de fios ultrafinos utilizado na HelloMask. Fonte: EPFL

Chamada de HelloMask, seu tecido transparente pode ser fabricado em quantidade e moldado no formato de uma máscara. Seu tecido é de materiais orgânicos à base de biomassa, fazendo com que as máscaras sejam biodegradáveis. Este é um ponto importante, já que após algum tempo de uso elas deverão ser descartadas.

A intenção da fabricação destas máscaras é inicialmente oferecê-las para os profissionais de saúde e à medida que a produção for aumentando, serão disponibilizadas para o público em geral. A previsão para disponibilização da máscara transparente HelloMask é para o início de 2021.