Uma startup francesa está revolucionando o modo como as bicicletas elétricas funcionam. Ela promete transformar qualquer bicicleta em uma bicicleta elétrica. Para isso é utilizado somente uma roda com um giroscópio dentro, um motor elétrico e um receptor/transmissor Bluetooth. Desta forma, a pessoa evitará que a pessoa se desfaça da bicicleta por algum motivo e reaproveite sua estrutura para transformá-la em um meio de transporte inteligente e eficiente.

Fundador da Teebike diz que buscou uma maneira de fazer com que as pessoas não se desfizessem de suas bicicletas

Tudo começou quando Laurent Durrieu, CEO e fundador da Teebike, viajou para a China e viu um enorme depósito com milhares de bicicletas abandonadas. Ele ficou tão chocado que começou a pensar em uma maneira de fazer com que as pessoas não se desfizessem de suas bikes tão facilmente, que elas ficassem com elas por muito tempo. Foi aí que ele teve a ideia de criar uma roda com motor elétrico, que pudesse ser facilmente instalada simplesmente trocando a roda dianteira da bicicleta.

Prefeito de Paris, Ariel Weil, testando a Teebike. Fonte: teebike_wheel (Twitter)
Prefeito de Paris, Ariel Weil, testando a Teebike. Fonte: teebike_wheel (Twitter)

A roda elétrica é controlada e monitorada por um aplicativo desenvolvido pela Teebike

A roda possui um motor elétrico que é conectado via Bluetooth a um smartphone, e utilizando um aplicativo, é possível saber a velocidade, controlar a força com que a roda (quando ativada) imprimirá com o motor, dar um comando para ativar o motor caso o usuário queira entrar em movimento ou estiver quase parando em uma subida. Além disto, é possível "trancá-la" dando o comando no app para que a roda elétrica trave ao estacionar em algum local.

Aplicativo da Teebike utilizado para controlar e medir a sua roda elétrica. Fonte: teebike_wheel (Twitter)
Aplicativo da Teebike utilizado para controlar e medir a sua roda elétrica. Fonte: teebike_wheel (Twitter)

Confira abaixo um vídeo da startup demonstrando o funcionamento do acessório elétrico para melhorar a mobilidade das bicicletas:

Como a startup Teebike disse no Twitter, a roda dianteira é:

"- Elétrica
- Conectada
- Adequada para todas as bicicletas
- Sem cabo
- Permite a instalação em 5 minutos"

Roda elétrica desenvolvida pela Teebike é inteligente

Mas não é só isso, a roda elétrica desenvolvida pela startup francesa é inteligente. Há um medidor de velocidade dentro da roda que permite que o motor seja acionado ao chegar em uma determinada velocidade. Ao mesmo tempo, tudo pode ser editado e controlado no app do celular do usuário.

Confira abaixo o vídeo de uma entrevista feita pelo site Techcrunch sobre a startup Teebike:

Vídeo incorporado do YouTube

A startup Teebike vende sua roda elétrica na Europa por 750 euros e possui uma autonomia de 85Km com uma única carga.