O Telegram lançou no último domingo (28) sua mais recente atualização: o Telegram X. As novidades prometem maior privacidade para o usuário, além de menor gasto de energia e design mais limpo e minimalista.

A principal mudança na plataforma foi no quesito das notificações: a empresa anunciou que refez totalmente seu código, permitindo que usuários tenham mais privacidade, qualidade e opções dentro de suas próprias notificações.

Dessa forma, o usuário agora pode ocultar notificações de chats secretos quando o celular estiver bloqueado, ouvindo apenas sons e sentindo vibrações; pode desativar a visualização de mensagens em chats específicos; pode agrupá-las, entre outros. Uma melhora da versão anterior do Telegram para a atual é em relação à demora de notificações para aparecerem em diferentes dispositivos - usuários reportaram que esse problema foi resolvido.

Outras mudanças anunciadas pela Telegram são em relação a privacidade. Agora, usuários podem apagar qualquer mensagem em uma conversa com apenas um clique a qualquer momento. Em caso de roubo ou furto, o usuário pode apagar todas as conversas e informações do aplicativo remotamente, o que reforça a segurança de dados. 

Além disso, o Telegram X garante que o usuário pode ter diversas contas em um mesmo aparelho sem que o aplicativo acabe com a memória e bateria do celular. Segundo a empresa, agora é possível controlar o consumo do pacote de dados do aparelho, com limites e alertas. Além de ter um desempenho mais rápido.