Na semana passada, o Android P recebeu sua segunda versão de testes durante o Google I/O 2018. No geral, ela serve para que desenvolvedores possam se antecipar e oferecer versões estáveis dos seus aplicativos para o futuro SO do Google. Em razão do Project Treble, companhias como Xiaomi e Nokia já disponibilizaram o beta do Android 9 em alguns dos seus aparelhos.

O Android O Developer Preview 2 trouxe como novidade a navegação de gestos, já popular no iPhone X. Através do recurso a navegação do Android deverá se tornar ainda mais prática, e os aparelhos abarcados com o sistema de código aberto poderão abandonar de vez os botões físicos. 

Android P

No entanto, nem tudo pode ter agradado os usuários, um dos pontos da navegação gestual é que o recurso ainda é totalmente dependente da barra de navegação virtual. Todos os gestos precisam ser realizados através dela, seja puxando para cima para apresentar os aplicativos recentes, ou deslizando para a direita para abrir o aplicativo anterior.

Assim, por exemplo, as capturas de tela exibem o menu virtual, além de trazerem também outros problemas de opinião dos usuários. A notícia boa é que o Android Central disse que já está sendo encaminhada a terceira versão de testes, em que deverá ser apresentada melhorias baseadas nas críticas do grupo de testadores.

Para completar, o site teria descoberto que um dos maiores nomes do Google para o time de engenheiros doo Android, Dave Burke, já teria a versão em mãos e que ela conta com "diversas melhorias no que diz respeito à usabilidade no que diz respeito à versão disponibilizada na semana passada".

No entanto, ainda não há uma data para que os desenvolvedores possam de fato colocar as mãos nela. Tudo isso porque a versão beta foi recentemente disponibilizada, assim sendo, a próxima versão deverá demorar dias ou semanas para surgir.