O Google revelou o Android P há cerca de um mês. A novidade para esta semana é que a empresa liberou o download da terceira versão prévia do sistema, conhecida como Android P Developer Preview 3 com código de release PPP3.180510.008.

Seguindo o costume, o sistema chega à terceira prévia mais robusto do que nas duas anteriores e já mais perto do que deverá ser entregue no final.

O Android P DP3 está disponível somente para os smartphones do Google, assim sendo, as duas gerações do Pixel e do Pixel XL. A equipe do site 9to5Google, que já teve acesso a atualização diz que as mais notáveis mudanças ficam por conta de retoques de design da tela multitarefa e ainda um novo feedback háptico.

Android P novo beta liberado pelo Google
Android P novo beta liberado pelo Google

A DP3 ainda não é a última versão a ser entregue, assim, muitas coisas deverão mudar ao longo do tempo até que sejam disponibilizas para o público. Mesmo assim, com o passar do tempo, cada vez mais a versão final se aproxima. Atualmente, apenas 5,7% dos aparelhos equipados com Android usam o Oreo (8.0 e 8.1). O Android 4.4 KitKat, lançado em 2013, está presente em 10,3% dos aparelhos com o sistema do Google. A versão mais popular do Android é o Nougat, que é usado em 31,1% dos smartphones.

Novidades

Como novidade ao Android P, o Google trouxe pequenas modificações, como uma nova categoria exclusiva de permissões para aplicativos que acessam dados como o histórico das chamadas e números telefônicos.

Além disso, uma nova animação está sendo mostrada assim que o usuário for cadastrar a sua digital no Android P. O Google, até então, apostava sempre em cores mais sóbrias e em animações mais minimalistas. Agora, porém, a animação conta com as cores do Google quando o processo de cadastro for concluído.

Na lista dos emojis, uma novidade: Todos os desenhos relacionados a casais aparecem com uma opção de gênero neutra, sem uma caracterização do que é masculino ou feminino.

Como Obter o Android P Beta?

Por tratar-se de uma versão muito antecipada do novo sistema, o Android P só está disponível por enquanto para os celulares Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. A instalação precisa ser feita manualmente a partir de um link de download específico para cada um dos dispositivos. Os links podem ser vistos nesta página.

Para quem já está aguando a atualização oficial para o Android P, infelizmente ainda não uma data definida para isso acontecer.