Desde o início de janeiro, a versão P do Android já existe no AOSP. A partir daí, vários indícios das novidades que serão incluídas no sistema do Google surgiram na web.

Conforme a documentação recente da prévia para desenvolvedores, o Android P deve incluir suporte a reconhecimento facial de forma nativa. Veja os smartphones que devem receber o Android P.

Além disso, virá com suporte a leitura de íris que já existe, potencializando o recurso e aprimorando o sistema de autenticação e segurança.

Android P deve contar com suporte de reconhecimento facial.
Android P deve contar com suporte de reconhecimento facial.

O novo suporte de scanner de íris teria como finalidade aumentar a probabilidade de futuros dispositivos saindo de fábrica já com reconhecimento facial usando hardware específico.

As empresas, atualmente, fazem uso de soluções baseadas em software para atingir o mesmo objetivo. Como exemplo temos o OnePlus 5T, onde o software foi usado para criar um algoritmo de reconhecimento  facial veloz que é capaz de superar até o mesmo padrão de segurança do Android através de desbloqueio inteligente.

O que isso significa? Ao que tudo indica, ainda não teremos um hardware otimizado para reconhecimento fácil, mas sim haverá uma interface para pode gerenciá-lo nativamente para que as fabricantes de celulares possam incluir tal hardware caso queiram.

As empresas estão investindo em novas alternativas para segurança no mercado móvel e o reconhecimento é um meio para isso. Porém, vale mencionar, o caminho é longo.