O novo Android está prestes a chegar. O Google deverá revelar a novidade em menos de um mês. Para o Android P, muitas novidades estão previstas e, claro, nós estamos ansiosos para conhecer todas.

Em relação as teclas de navegação, que sempre estiveram presentes na parte inferior da tela, seja em botões capacitivos no corpo ou no próprio display do aparelho, no Android 9 poderá haver alguma mudança em relação a isso.

Conforme uma captura de tela recente publicada no Android Developers Blog, a companhia pretende modificar a barra de navegação do sistema para aderir aos gestos, porém, não em todos os smartphones.

Seguindo os passos do iPhone, Android P deverá apresentar recurso de navegação por gestos.
Seguindo os passos do iPhone, Android P deverá apresentar recurso de navegação por gestos.

O screenshot, portanto, não revela como iria acontecer a navegação por gestos, sendo que o assunto ainda é tratado como especulação. Na captura de tela é possível ver que no lugar do clássico círculo, agora existe uma pequena barra no formato de pílula.

A barra em questão é bastante semelhante a vista no iPhone e por isso poderia indicar que o Android 9 poderá adotar uma interface gestual para o Pixel 3 e Pixel 3 XL, smartphones do próprio Google.

A princípio, temos que levar em consideração de que tudo não passa de um rumor, já que o Google não confirmou nada ainda. No entanto, a possibilidade existe, principalmente porque a Apple já introduziu o recurso em seu em seu iPhone, e pelo visto, tem agradado os usuários. Dessa forma, nada anormal que a concorrência também queira usar algo semelhante.

Vale mencionar que o Google I/O está marcado para ocorrer do dia 8 ao 10 de maio. A expectativa é de que o Google apresente novidades em relação ao Android 9, bem como aplicativos da companhia, realidade aumentada e até mesmo algo em relação ao Fuchsia OS, o provável substituto do Android.