O Android oferece diversas ferramentas de segurança, mas para que tudo funcione corretamente, o usuário também precisa tomar certos cuidados para não comprometer seus dados, redes sociais e outras informações armazenadas no celular. Por isso, vamos te mostrar sete dicas para proteger melhor seu aparelho e evitar uma série de problemas que podem gerar uma grande "dor de cabeça".

ÍNDICE

1. Use um gerenciador de senha

Gerenciador de senha
Gerenciador de senha

Gerenciadores de senha permitem armazenar todas as suas senhas de forma segura em um único lugar, evitando que elas fiquem no bloco de notas do celular, por exemplo, algo que pode comprometer a segurança dos seus dados em caso de perda ou roubo.

Além de ajuda a resolver o problema de memorização de senhas, esses aplicativos também podem gerar senhas aleatórias e complexas para cada conta, aumentando a segurança. Aqui no Oficina da Net, já mostramos os melhores gerenciadores de senha em 2023.

2. Mantenha o sistema operacional e aplicativos atualizados

Atualize seu Android
Atualize seu Android

Manter o Android atualizado com a última versão disponibilizada pela fabricante, incluindo os pacotes de segurança, faz com que seu aparelho fique mais seguro e evita problemas, especialmente com relação à hackers que podem explorar brechas do sistema.

Os aplicativos também são importantes, então mantenha-os atualizados sempre que possível, pois além de evitar que bugs e falhas sejam exploradas por pessoas mal intencionadas, você ainda garante acesso aos principais recursos e novidades.

3. Ative a autenticação de dois fatores

Autenticação de dois fatores
Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança, então por que não ativá-la? Esse recurso está disponível em vários aplicativos e serviços, como WhatsApp, Instagram e o X (antigo Twitter), garantindo uma proteção ainda maior.

A autenticação em duas etapas, como também é conhecida, diminui as chances de alguém acessar a sua conta, já que mesmo se o invasor conseguir os dados de login, a plataforma vai exigir uma confirmação por meio de um aplicativo ou código enviado para o seu número de celular.

4. Evite instalar aplicativos fora da Play Store

Play Store
Play Store

O Android permite instalar aplicativos que não estejam na Play Store. Isso garante uma maior flexibilidade, mas também aumenta as chances do usuário baixar programas recheados de malwares que, naturalmente, vão causar diversos problemas, como roubo de dados.

Outra medida de segurança é evitar links suspeitos: não clique em propagandas enviadas por mensagem, SMS ou e-mail, pois elas podem conter softwares maliciosos que comprometem o desempenho e bateria do celular — já mostramos como identificar se o Android foi hackeado.

4. Habilite o bloqueio de tela

O bloqueio de tela é importante
O bloqueio de tela é importante

Parece algo simples, mas existem pessoas que não ativam o bloqueio de tela do celular. O sistema operacional móvel do Google oferece alguns métodos de bloqueio, como padrão de desenho, PIN e impressão de digital.

No caso do PIN, evite senhas simples, como "1234", ou sua data de nascimento. Em vez disso, escolha combinações difíceis e ative os modos de desbloqueio avançados (digital e reconhecimento facial) para aumentar a segurança e barrar o acesso de outras pessoas.

5. Cuidado com redes Wi-Fi públicas

Evite redes Wi-Fi públicas
Evite redes Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi públicas são, no entendimento geral, um tanto quanto inseguras. Afinal, existe a possibilidade de alguém está de olho no tráfego dos dados transmitidos e, consequentemente, ter acesso às informações presentes nos dispositivos.

Para evitar qualquer tipo de problema, não conecte seu celular nessas redes, especialmente se for preciso utilizá-las para conversas sigilosas ou compartilhar dados sensíveis com outra pessoa. Em vez disso, prefira a conexão de dados móveis.

6. Use um serviço de VPN

VPN
VPN

Não quer ser rastreado? As VPNs são uma boa opção. Na Play Store, há aplicativos que conseguem mascarar sua conexão e redirecionar o tráfego por meio de vários endereços de rede.

Assim, é possível aumenta a segurança do Android, já que os hackers, sites e outros curiosos não vão saber em que lugar do mundo você está. Ficou interessado nessa tecnologia? Veja como usar VPN gratuita no seu smartphone.

7. Ative a ferramenta de localização

Encontre Meu Dispositivo
Encontre Meu Dispositivo

Os celulares Android podem ser rastreados em caso de perda ou roubo, independentemente da fabricante. O sistema operacional móvel do Google oferece uma ferramenta que permite localizar, bloquear ou, em casos extremos, apagar todo o conteúdo do celular remotamente.

Esse recurso vem ativado por padrão na maioria dos aparelhos, mas é sempre bom conferir se ele está realmente habilitado indo em "Configurações > Google > Encontre Meu Dispositivo". Na hora de localizar o smartphone, basta acessar o site dedicado e fazer login com a mesma conta cadastrada no celular.