O Android 14 trará um recurso para bloquear redes de internet móvel não criptografadas, permitindo aos usuários desativar a conexão 2G em seus dispositivos. Também haverá a opção de desativar a conectividade não criptografada a nível de modem. O sistema trará suporte para administradores de TI desabilitarem o 2G em dispositivos gerenciados e introduzirá um recurso para desativar a conectividade celular sem criptografia.

Android 14 permite bloquear redes 2G e conexões não criptografadas

Android 14 traz mais segurança contra redes móveis não criptografadas e internet móvel 2G. Fonte: Unsplash (Foto por Praveen kumar Mathivanan)
Android 14 traz mais segurança contra redes móveis não criptografadas e internet móvel 2G. Fonte: Unsplash (Foto por Praveen kumar Mathivanan)

O Google diz que o Android está sendo "o primeiro sistema operacional móvel a introduzir mitigações avançadas de segurança para celulares de consumidores e empresas". Em seu anúncio, a empresa destaca sobre os perigos que as estações base falsas e ataques "Stingray" podem representar ao interceptar dados, voz e SMS dos usuários.

Caso não saiba, "stingrays" são simuladores de células (antenas transmissoras) que imitam torres de celular para enganar dispositivos dentro do alcance para se conectar a eles. Com a tecnologia de internet móvel 4G, este tipo de invasão foi resolvida, mas ao utilizar redes 2G, ainda é possível que agentes maliciosos se utilizem desta tática.

A opção de desativar a conectividade 2G foi implementada pela primeira vez no Android 12. Para acessá-la, bastava o usuário ir em Configurações > Rede e internet > SIMs > Permitir 2G. Já no Android 13, o caminho para chegar ao recurso ficou assim: Configurações > Rede e Internet > SIMs > Selecionar SIM > Permitir 2G.

No Android 14, empresas, agências governamentais e outras organizações poderão restringir o uso da conectividade 2G em todos os celulares e tablets sobre o seu controle. Essa opção está sendo implementada aos mais de 200 controles disponíveis no Android Enterprise, incluindo a capacidade de desabilitar o Wi-Fi, o Bluetooth e a transferência de dados por USB.