O Android 13, lançado em agosto do ano passado, surpreendeu a todos nas últimas estatísticas de distribuição do Google. A empresa revelou que essa versão já pode ser encontrada em mais de 12% dos dispositivos Android, incluindo smartphones e tablets. O número pode não ser tão expressivo, mas chama a atenção por ser mais que o dobro dos valores fornecidos em janeiro, indicando um crescimento acelerado da plataforma.

Participação do Android 13

O Google fornecia atualizações mensais sobre a participação de mercado do Android, mas essa estratégia foi deixada de lado, com a empresa optando por liberar os números a cada trimestre.

Em janeiro, quando o Android 13 foi adicionado ao gráfico, o gigante das buscas revelou um marketshare de apenas 5%, algo que de certa forma fazia sentido, considerando que essa versão tinha sido lançada em agosto.

Participação de mercado do Android em abril
Participação de mercado do Android em abril

No entanto, segundo os últimos dados do Google referentes ao mês de abril, a versão mais recente do Android disponível no mercado chegou a ultrapassar os 12% de participação, mais precisamente 12,1%.

Em termos de comparação, o Android 12 levou quase um ano para registrar 13,3%. Isso significa que a versão 13 caminha para superar seu antecessor. Apesar de animador, o sistema ainda está longe de ser o mais usado, já que a liderança fica com o Android 11, somando 23,5% de participação, seguido pelo Android 10 com 18,5%.

Motivos do crescimento

O crescimento acelerado está relacionado aos esforços das fabricantes em atualizar seus dispositivos, especialmente a Samsung, que liberou o Android 13 para uma série de modelos, incluindo aparelhos de entrada, intermediários e topos de linha.

Outras empresas também ajudaram nesse avanço. O Google, por exemplo, disponibilizou a versão para dispositivos mais antigos, como o Pixel 4 de 2019, enquanto a OnePlus, Oppo e Realme adotaram rapidamente esse sistema.