A Google anunciou o projeto Privacy Sandbox, a ideia é fazer a mesma coisa que a Apple fez a dois anos atrás, permitindo que os usuários de Android possam escolher compartilhar seus dados de usuários ou não com os aplicativos que usa.

Os aplicativos são parte fundamental do dia a dia das pessoas, sem esses apps, o próprio sistema operacional não existiria, foi o caso já do Windows Phone, e provavelmente será o problema do HarmonyOS da Huawei. Atualmente 90% dos aplicativos da Google Play são gratuitos, eles sobrevivem através de uso de publicidade embutidos no aplicativo, ou através de comercialização de licenças pagas dentro do app.

Como meio de evolução, a Google acredita que os anunciantes, a indústria de anúncios e mesmo os desenvolvedores devem melhorar a privacidade. É por este motivo que foi criado o "advertising ID", para dar ao usuário mais controle. Esse ID fará parte do Privacy Sandbox, uma solução com maior privacidade para usuários, será necessário autorização dos users para compartilhar dados privados com aplicativos e anunciantes terceiros.

Desenvolvedores já podem analisar o projeto

A partir de ontem, os desenvolvedores já podem revisar o projeto inicial através do site Android developer. Ainda sem data para lançar a versão inicial, planejada para o longo deste ano, a Google promete trabalhar constantemente em cima do projeto para sempre melhorá-lo.

Quando vai acontecer de fato?

Ainda foi um anúncio muito discreto, me parece que foi um som de "olha, estamos trabalhando em cima de privacidade", a primeira prévia do Android 13 já foi anunciada, e provavelmente vejamos acontecer de fato esse projeto, nessa versão de Android. É o que tudo indica.

E você o que acha?

Já era hora do Android partir para algo mais privado, e você o que acha? Vai resolver parte da privacidade dos usuários?