Ontem, durante a Google I/O, conferência anual da empresa, apresentou muitas novidades para o Android Q, que segue em desenvolvimento mas já está disponível em versão BETA, para aqueles que querem contribuir para a melhoria do sistema e, claro, ter a versão mais atual na mão, em seu smartphone.

Tal como aconteceu no ano passado, a nova versão do Android está disponível para testes e avaliação, não só para os smartphones da Google, mas também aberta para outros smartphones que já podem testar o Android Q.

Lista de Fabricantes
Lista de Fabricantes

Veja abaixo os smartphones quem já podem instalar o BETA do Android Q e de que maneira isso poderá ser feito.

Testar as novas versões do Android antes era um luxo apenas para aqueles que possuíam em seus bolsos, os Nexus e Pixel, da Google.

Esta limitação foi "quebrada" no ano passado quando o BETA do Android 9 Pie, foi disponibilizada para smartphones de outras fabricantes.

O BETA do Android Q hoje, está em sua terceira versão. Se você possui algum dos smartphones citados na lista acima, você pode instalar agora a versão BETA do Android Q.

Tudo indica que essa lista é restrita e, neste primeiro momento, não terá atualização. A Google escolheu 15 smartphones além dos da empresa para a fase BETA.

Para instalar o Android Q em seu smartphone, caso ele esteja na lista, é importante dizer que, para cada fabricantes, tirando os Google Pixel e Nexus, o procedimento é feito de maneira diferente. 

Android Q
Android Q

Você deve buscar informações no site específico da fabricante do seu smartphone, assim como a Asus que já possui página em seu site, dedicada para isso, contendo passo a passo para o download e instalação do Android Q.

No caso do Pixel e Nexus, o processo é simples e rápido. Basta acessar o site da versão beta do Android Q, aqui e seguir os passos.

O Android Q tem previsão de lançamento oficial até o final do terceiro trimestre deste ano, em versão totalmente funcional e compatível com outros smartphones de outras fabricantes além dos listados aqui. Qualquer novidade a respeito, informaremos futuramente.