Hoje mais cedo, durante a Google I/O 2019, a empresa de Mountain View confirmou que teremos o "modo escuro" disponível com a chegada do Android Q.

"Agora há mais uma adição ao Android Q que é pequena, mas você está nos perguntando há algum tempo, e esse é um tema escuro. E vamos lançá-lo no Android Q", disse Stephanie Cuthbertson, da empresa, durante o discurso.

Tema escuro ou modo escuro no Android Q.

Cuthbertson observa que o modo escuro pode ser ativado usando uma configuração rápida através da barra de notificações ou ativando o modo de economia de bateria.

Além disso, uma captura de tela exibida no evento (imagem abaixo) também revela que o modo escuro afeta outros aplicativos da empresa, Google Podcasts, o Google Fotos e a própria Pesquisa do Google.

Modo Escuro
Modo Escuro

O modo escuro também economiza a vida útil da bateria em telas OLED, observa o representante do Google. Na verdade, a pesquisa do próprio Google mostrou anteriormente que o YouTube no modo escuro oferece 60% de economia de bateria quando está com 100% de brilho da tela.

"Também estaremos permitindo que desenvolvedores de aplicativos terceiros mudem facilmente para o tema escuro, para que possam suportar a configuração no nível do sistema", disse Shenaz Zack, executivo do Google, em um vídeo postado na conta do Twitter.