A cada lançamento do Android, um novo dilema, o tempo em que a nova versão do sistema começará a ser implantada de fato nos aparelhos compatíveis pelos usuários.

No ano passado, por exemplo, o Android Nougat demorou três meses para aparecer no gráfico de adoção. Agora, porém, com o Android Oreo, ao que tudo indica, a realidade poderá ser outra.

A nova versão foi lançada em 21 de agosto em um evento do Google, sendo que em um pouco mais de um mês já está presente em 0,2% dos aparelhos. A informação é da ferramenta oficial "Android Dashboard".

Gráfico da adoção do Android.
Gráfico da adoção do Android.

No ranking é possível ver a questão da fragmentação do Android, com versões mais antigas ainda permanecendo do topo da lista de instalação. A culpa não é do Google, mas sim das demais empresas que trabalham com o Android.

Mesmo assim, a adoção do Android Oreo está longe de chegar perto do iOS 11, que não depende de terceiras para enviar os novos arquivos aos aparelhos. A nova versão do sistema da Apple já chegou a 36% dos aparelhos compatíveis. O iOS 10, por exemplo, encontra-se com 57,34% da fatia.

Projeto Treble

O Google, para acabar com a adoção lenta das novas versões do Android, criou o Projeto Treble. Este meio serve para separar o código original da companhia com as modificações das fabricantes, sendo que não será obrigatório alterar o código original do Android para implementar as funções adicionais.

O trabalho das empresas que usam o sistema em seus produtos, com isso, será reduzido pela metade.