Em uma semana, Anatel já bloqueou quase 40 mil celulares piratas

A Anatel recomenda que o consumidor, antes de comprar um aparelho, sempre verifique o número IMEI do aparelho, para assim descobrir se existe alguma irregularidade.

Por | @oficinadanet Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações, desde que a medida de bloqueio de celulares começou a vigorar, já baniu 37 mil aparelhos irregulares ou adulterados  nos estados do Distrito Federal e também de Goiás.

Conforme a Anatel, no primeiro dia de ação (9 de maio) foram bloqueados 2,3 mil dispositivos. A Agência, antes da data enviou um alerta para os aparelhos piratas três vezes durante o período de 75 dias, respeitando a medida.

“O projeto Celular Legal fortalece o combate a celulares adulterados e inibe o uso de aparelhos não certificados pela Anatel”, diz Juarez Quadros, Presidente da Anatel.

O bloqueio que está ocorrendo no Brasil já acontece também no exterior. A medida está associada à integração usada a nível mundial. De qualquer modo, não são todos os smartphones estrangeiros que serão bloqueados no Brasil, somente aqueles que não estão regularizados.

Anatel começou a bloquear os aparelhos piratas em 9 de maio. Desde então, quase 40 mil celulares já foram banidos. Os donos dos aparelhos já haviam sido informados sobre o bloqueio através de mensagens enviadas a eles. Anatel começou a bloquear os aparelhos piratas em 9 de maio. Desde então, quase 40 mil celulares já foram banidos. Os donos dos aparelhos já haviam sido informados sobre o bloqueio através de mensagens enviadas a eles. 

Leia também:

A Anatel recomenda que o consumidor, antes de comprar um aparelho, sempre verifique o número IMEI do aparelho, para assim descobrir se existe alguma irregularidade. caso seja constatado que sim, melhor optar por outra aquisição.

Para a pesquisa, basta discar *#06# e chegar se o número que aparece no visor é o mesmo que está presente na caixa. Se eles forem diferentes, há uma grande possibilidade de que o aparelho seja mesmo pirata. Com isso, ele poderá ser bloqueado pela Anatel.

Para completar, o Portal da Anatel também dispõe de uma página dedicada de verificação de código IMEI. Caso tenha dúvidas, para saber a situação do seu smartphone basta clicar aqui.

E você, o que pensa sobre o bloqueio de aparelhos piratas? Concorda com a atitude da Anatel? 

MAIS SOBRE Anatel aparelhos piratas
SHARE
+ em Anatel+ vistos em Anatel
Comentários