O que é o código IMEI em celulares?

O IMEI é considerado o RG do aparelho celular. Através dele é que podemos constatar a sua origem e legitimidade.

Por | @oficinadanet Smartphones

Ultimamente, muito se tem falado sobre o código IMEI presente nos aparelhos celulares, principalmente pela grande quantidade de aparelhos piratas que circulam ao redor no mundo. Esses celulares estão com os dias contados, e a Anatel pretende bloquear o funcionamento dos mesmos. Todo e qualquer celular possui um registro digital que o faz único, deste modo, é considerado uma proteção.

O IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel) possui 15 dígitos, sendo que os seis primeiros são conhecidos como TAC (Type Allocation Code), e indicam o local onde o telefone foi criado. Já os dois seguintes,  FAC (Final Assembly Code), permitem saber quem é o fabricante. Por fim, os últimos sinalizam o número de série e um dígito verificador.

Como ver o código IMEI do seu celularComo ver o código IMEI do seu celular

Para quem possui dúvidas de como descobrir o IMEI do seu celular, há várias maneiras para isso:

  • Digitar *#06# e apertar em discar
  • Na caixa do aparelho, na parte traseira do celular ou mesmo na bandeja do cartão SIM (caso seja um iPhone)
  • Pode estar embaixo da bateria, em um adesivo com um número impresso
  • Pode ser encontrado em “Sobre o celular” no menu de “Ajustes”

Para que serve o número de IMEI?

Conforme mencionado anteriormente, o número IMEI é basicamente para garantir a segurança de um aparelho, ele é o RG do celular. Através dele é possível avaliar a origem do aparelho, contudo a sua legitimidade, bem como bloquear ou desbloquear o aparelho, além de identificar o celular e experimentar atualizações.

1 - Averiguar a legitimidade do aparelho

Muitas pessoas costumam comprar aparelhos usados e para ter certeza que o celular não é roubado ou mesmo de procedência duvidosa é necessário entrar no site IMEI Pro e inserir o número. O local exibe se o aparelho faz parte da lista de roubados ou perdidos.

2 - Bloquear o aparelho

Em caso de perda ou roubo o número IMEI serve para bloquear o aparelho. Para isso é necessário apenas ligar para a operadora e fornecer o código e uma identificação, assim, o bloqueio é imediato. O número também serve para fazer um boletim de ocorrência em caso de roubo.

3 - Desbloquear para ser usado com outra operadora

O número IMEI serve ainda para desbloquear um celular para que possa ser usado com uma empresa de telefone diferente da qual foi comprado.  Vale mencionar que, desde 2010, as operadoras são obrigadas pela Anatel a desbloquear um aparelho a qualquer momento, deixando que o usuário opte qual operadora quer adotar.

4 - Experimento de atualizações

Para quem gosta de experimentar atualizações que ainda estão na fase beta, o número de IMEI sempre é solicitado.

Conforme vimos, é muito importante que o usuário saiba o número IMEI do seu aparelho, já que ele é o único que identifica a autenticidade do celular.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Qual navegador você usa?
Chrome(62,54%)
Edge(14,75%)
Firefox(9,73%)
Opera(7,37%)
Safari(5,60%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar