Na última terça-feira (24), a Amazon informou que vai realizar uma operação de implementação para inspecionar produtos falsificados em apoio a organizações regulamentadoras do governo dos Estados Unidos.

Como sabemos, a empresa tem sofrido com o problema de produtos pirateados, e este é o mais recente esforço que a plataforma de vendas online implementa para enfim resolver essa questão.

Em cooperação com o Centro Nacional de Coordenação de Propriedade Intelectual sob o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, a Amazon pretende analisar dados dos produtos anunciados em sua plataforma e realizar inspeções que direcionam para a causa do problema, impedindo assim que os produtos piratas passem pela alfândega e cheguem ao povo americano.

De acordo com a Amazon, qualquer evidência, mínima que seja, dará um pontapé inicial que desencadeará uma investigação minuciosa até alcançar os criminosos.

"Operação Ação de Cumprimento"

Denominada como "Operação Ação de Cumprimento", essa operação implantada pela empresa será conduzida pelo departamento de crimes falsificados da Amazon. Essa equipe foi criada no início deste ano e é composta por ex-promotores federais, investigadores e analistas de dados que estão empenhados contra a pirataria.

Desde 2000, quando o sistema de vendas online da Amazon foi implantado, a empresa enfrenta questões relacionadas a produtos falsificados, inseguros e vencidos. Por conta disso, a reputação da plataforma ficou comprometida, e algumas marcas como a Nike e Birkenstock encerraram a parceria com a Amazon, após a repercussão de produtos falsificados.

De lá pra cá, a empresa tem intensificado cada vez mais seus esforços para combater a pirataria em sua plataforma. Vários processos judiciais foram levantados, além de programas implementados pela empresa para encontrar e detectar a venda de produtos falsificados, e até hoje milhões de contas suspeitas são bloqueadas.