Desde que foi lançada no Brasil, no ano passado, a linha de dispositivos Amazon Echo, muitos brasileiros compraram e se apaixonaram pela Alexa, uma assistente que pode fazer quase tudo. Mas nem mesmo esses dispositivos, que são bem construídos e possuem qualidade, estão livres de problemas. Caso você esteja enfrentando problemas com a Alexa ou o Amazon Echo, confira as soluções mais comuns.

Na maioria dos casos, os problemas da Alexa e Amazon Echo são facilmente resolvidos acessando as configurações no aplicativo.

Significado das cores do anel de luz no Amazon Echo

A Alexa normalmente fica completamente inativa até ser chamado com a palavra de ativação "Alexa". Às vezes, porém, o anel de LEDs na parte superior do Echo e Echo Dot acendem mesmo quando você não está usando o alto-falante inteligente, ou seja, sem você falar o comando "Alexa". Nesse caso, a luz colorida pode alertá-lo para um problema. Aqui estão algumas das cores que você vê quando há problemas com o alto-falante Echo.

Seu Amazon Echo ou Alexa está com problemas? Veja como resolver

  • Azul: A Alexa está ouvindo você.
  • Violeta: Indica que houve um problema durante a configuração do Wi-Fi (abordado abaixo).
  • Laranja: No momento, o dispositivo está se conectando à sua rede.
  • Vermelho: O microfone foi desligado e a Alexa não está ouvindo seus comandos. Pressione o botão do microfone para ligá-la novamente.

O anel de luz também pode indicar que alguém está ligando para você, que a Amazon não consegue responder o que você perguntou, a variação de volume do alto-falante, entre outras coisas.

Problemas mais comuns da Alexa

Alexa não entende o que você disse

"Me desculpe, não sei nada sobre isso" - uma frase frequentemente dita pela Alexa. Isso acontece quando o assistente de voz não compreendeu o que você disse. Felizmente, a Amazon adicionou um novo recurso que permite que você pergunte a Alexa o que ela acabou de ouvir. Você pode dizer " Alexa, o que você acabou de ouvir" para descobrir o que ela entendeu.

Você também deve garantir que o Amazon Echo esteja posicionado em um espaço aberto, longe de utensílios domésticos barulhentos, como lavadora, secadora e lava-louças. Assim ela poderá ouvi-lo melhor.

Você também pode usar o Voice Training, uma ferramenta nas configurações do seu perfil no aplicativo Alexa. Você lerá 25 frases em voz alta em uma "voz típica de uma distância típica" para que a Alexa possa entender melhor sua pronúncia e cadência.

A Alexa não está respondendo

Se você disser a palavra de ativação do seu dispositivo, mas a Alexa não responder, é provável que o seu dispositivo possa estar sem acesso à energia elétrica ou à Internet. Um Echo desconectado ou sem internet não irá responder.

Se a cor do anel for vermelha sólida em vez de azul, o microfone está desligado. Pressione o botão do microfone na parte superior do dispositivo para ligá-lo novamente.

Se você tiver vários dispositivos Alexa, pode acontecer do dispositivo errado responder à palavra de ativação. Embora a Amazon use a percepção espacial do Echo para determinar qual dispositivo está mais próximo de você, o dispositivo incorreto pode responder.

  1. Verifique as configurações do aplicativo Alexa para garantir que todos os dispositivos estejam configurados em uma única conta Amazon.
  2. Mova um ou ambos os dispositivos para mais perto de onde está falando.
  3. Se o dispositivo errado ainda responder, você poderá alterar a palavra de ativação de um dos dispositivos.

Ativação acidental

Sejam comerciais ou programas falando sobre Alexa na TV ou você tenha dito uma palavra parecida com "Alexa", seu alto-falante poderá ser ativado sem você querer isso. Felizmente, há quatro coisas que você pode fazer para minimizar esse problema comum da Alexa:

  • Diga "Alexa, por que você fez isso?" - Esse novo recurso fornece mais informações sobre o motivo pelo qual a Alexa executou uma ação.
  • Mova o alto-falante para mais longe da televisão.
  • Pressione o botão mudo na parte superior enquanto assiste TV.
  • Altere a palavra de ativação do padrão "Alexa" para "Echo" ou "Amazon" (ou o que você quiser).

Alexa toca música no dispositivo errado

Você está pedindo à Alexa para tocar música em uma sala, mas ela começa a ser reproduzida no dispositivo que você tem no seu quarto, saiba que esse problema surge de como os dispositivos Echo são agrupados. Os padrões ficam confusos, e a Alexa acaba enviando música para qualquer dispositivo em seu loop de agrupamento. Para resolver o problema, você precisa desagrupar dispositivos e reagrupá-los. Aqui está como:

  1. Abra o aplicativo Alexa.
  2. Selecione dispositivos.
  3. Selecione o grupo que você deseja desagrupar.
  4. Clique em Editar.
  5. Clique em Excluir. (Ícone de lixeira.)

Depois de desagrupar os dispositivos incorretos, você pode reagrupá-los. A chave é garantir que nenhum alto-falante padrão seja selecionado. Caso contrário, você continuará tendo o mesmo problema.

Problemas de streaming em dispositivos Alexa

O motivo mais comum pelo qual o Alexa não toca música é devido à internet lenta ou desconectada. A seguinte solução pode ajudar a resolver esse problema.

  1. Desative os dispositivos não utilizados que também estão conectados ao Wi-Fi, para aumentar a largura de banda.
  2. Mova o Echo para mais perto do roteador sem fio, e afaste-o de paredes, objetos de metal ou outras fontes possíveis de interferência.
  3. Desligue o modem e o roteador.
  4. Aguarde 30 segundos.
  5. Reinicie o modem.
  6. Reinicie o roteador.
  7. Desligue o dispositivo Alexa e ligue-o novamente.

Alexa não se conectada ao Wi-Fi

Você pode descobrir que seu dispositivo Echo não está se conectando à sua rede Wi-Fi . A solução desse problema começa nas configurações da Alexa. Se o seu dispositivo tiver uma tela, verifique a luz no dispositivo. Se estiver laranja, a conexão Wi-Fi não está funcionando corretamente.

  1. Vá nas Configurações do app Alexa e selecione Wi-Fi.
  2. Digite a senha da rede. Lembrando que é sua senha do Wi-Fi, e não a senha da Amazon.
  3. Desligue o modem e o roteador.
  4. Aguarde 30 segundos.
  5. Reinicie o modem.
  6. Reinicie o roteador.
  7. Desligue o dispositivo e ligue-o novamente.
  8. Verifique se há atualizações de firmware do seu roteador ou modem.

Alexa não consegue encontrar um dispositivo

Se você estiver tentando adicionar um novo dispositivo doméstico inteligente, mas a Alexa não conseguir detectá-lo durante a procura, tente este processo de solução de problemas. Antes de mais nada, verefique se o dispositivo é compatível com a Alexa.

  1. Configure o dispositivo na sua rede Wi-Fi usando o aplicativo do fabricante.
  2. Acesse alexa.amazon.com.br e tente concluir a instalação por lá.
  3. Desative e reative a habilidade para o seu dispositivo doméstico inteligente no aplicativo Alexa.
  4. Use a opção Desativar na seção Página inicial inteligente do aplicativo Alexa para desconectar o dispositivo doméstico inteligente.
  5. Reative o dispositivo doméstico inteligente novamente.
  6. Verifique se há atualizações para o dispositivo.
  7. Diga "Alexa, descubra meus dispositivos" para tentar encontrar o dispositivo doméstico inteligente novamente.

Problemas de Bluetooth com a Alexa

Você pode solucionar problemas ao conectar seu dispositivo Alexa via Bluetooth. Primeiro, verifique se o seu dispositivo Alexa suporta conexões Bluetooth.

  1. Verifique se o dispositivo Bluetooth está com a bateria carregada.
  2. Afaste o dispositivo e / ou o Echo de possíveis fontes de interferência.
  3. Abra o aplicativo Alexa.
  4. Escolha Dispositivos Alexa no menu.
  5. Selecione Dispositivos Bluetooth e escolha Limpar.
  6. Reinicie o dispositivo doméstico inteligente e o dispositivo Echo.
  7. Emparelhe seu dispositivo Alexa e o dispositivo Bluetooth novamente.

Redefina seu Amazon Echo

Se todas as alternativas acima falharem, você poderá redefinir o dispositivo Amazon Echo para as configurações originais de fábrica. Observe que, se você redefinir o dispositivo, será necessário registrá-lo na sua conta Amazon e inserir as configurações do dispositivo novamente para usá-lo.

Para isso, pressione e segure o botão de ação por 5 a 10 segundos, até que o anel luminoso fique laranja, e a Alexa anuncie que o dispositivo está entrando no modo de configuração. Quando isso ocorrer, não solte o botão, siga pressionanco-o para que o dispositivo seja restaurado com as configurações de fábrica.<br />
Para isso, pressione e segure o botão de ação por 5 a 10 segundos, até que o anel luminoso fique laranja, e a Alexa anuncie que o dispositivo está entrando no modo de configuração. Quando isso ocorrer, não solte o botão, siga pressionanco-o para que o dispositivo seja restaurado com as configurações de fábrica.