Os acionistas da Amazon votarão no mês que vem se a empresa deveria vender sua controversa tecnologia de reconhecimento facial aos governos. A gigante do varejo disse na última quinta-feira que sua assembléia anual de acionistas será realizada em 22 de maio.

Entre os itens a serem votados está uma proposta de acionistas que proibiria a venda da tecnologia Rekognition da Amazon para agências governamentais, a menos que o conselho conclua, após uma avaliação usando evidência independente de que a tecnologia não causa ou contribui para violações reais ou potenciais de direitos civis e humanos.

Grupos, membros do Congresso, funcionários da Amazon e alguns acionistas pediram que a empresa pare de vender seu software Reckognition para agências governamentais. O programa tem sido criticado por não ser totalmente confiável e cometer erros. Preocupações foram levantadas em julho do ano passado, quando a American Civil Liberties Union disse que o software Reckognition identificou incorretamente 28 membros do Congresso como criminosos.

A tecnologia de reconhecimento facial da Amazon tem mais alguns obstáculos
A tecnologia de reconhecimento facial da Amazon tem mais alguns obstáculos. 

"Nos mais de dois anos que a AWS tem oferecido o Amazon Rekognition, a AWS não recebeu um único relatório do Amazon Rekognition sendo usado da maneira prejudicial apresentada na proposta, mas está ciente de muitos propósitos benéficos do Amazon Rekognition, inclusive pela aplicação da lei para ajudar a melhorar a segurança pública", escreveu o conselho de administração da Amazon em documentos substitutos para a reunião anual. "Não acreditamos que o potencial de os clientes usarem incorretamente os resultados gerados pelo Amazon Rekognition nos impeça de disponibilizar essa tecnologia a nossos clientes".

Fonte: CNET