O Tegra X1 vem equipado com mais de um teraflop de poder de processamento e o mesmo é fabricado sobre a mesma arquitetura de GPU Maxwell da empresa, chip esse que foi lançado recentemente e que atualmente fornece o melhor desempenho para uma das melhores placas gráficas de jogos do planeta; estou me referindo da GTX 980.

A denominação correta do novo chip da NVIDIA é GeForce 256-core Tegra X1, que possui o dobro de desempenho oferecido por seu antecessor, o Tegra K1, que usa arquitetura Kepler, sendo essa apresentada em 2014 na última edição da CES.

Vale salientar que a nova Tegra X1, vem equipando um processador octa-core de 64 bits e 256 núcleos de GPU, prometendo levar essa geração de chips a um novo patamar, pois a mesma promete um desempenho muito superior na hora de jogar um game realmente grande em um dispositivo móvel.

Segundo a própria NVIDIA, o real projeto do Tegra X1 não é o de apenas equipar dispositivo móveis, mas sim o de equipar computadores automotivos, a fim de auxiliar futuros programas que serão desenvolvidos para o uso veicular, bem como o CarPlay.

Em relação a essa ideia, a empresa fabricante de chips diz que: "Nós vemos um futuro onde carros autônomos, drones e robôs que verão e aprenderão, com aparente inteligência imaginável para os padrões de hoje; eles terão uma condução mais segura, tornando assim as cidades mais seguras e trazendo para nós grandes conveniências".

O projeto Tegra X1 para equipar veículos é denominado de "NVIDIA Drive" e segundo o CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, esse projeto será capaz de compreender e reconhecer a necessidade do veículo.

O vice-presidente executivo de desenvolvimento de produtos eletrônicos da Audi, Ricky Hudi, informou que a empresa é parceira exclusiva da Nvidia nesse projeto de criação de carros autoconscientes.

Vale dizer ainda que o novo chip Tegra X1 da NVIDIA possui as mesmas capacidades de computadores super potentes e de consoles de videogames, onde o novo chip em questão consegue suportar todos os principais padrões gráficos, entre eles o Unreal Engine 4, DirectX12, OpenGL 4.5, Open GL ES 3.1 e o Android Extension Pack.

Com essa possibilidade, o Tegra X1 torna mais fácil à vida de desenvolvedores, podendo eles trabalhar em cima de games para PC e desenvolve-los para o uso em celulares.

O chip Tegra X1 possui 8 núcleos de CPU (4x ARM Cortex A57 + 4x ARM Cortex A53), 256 núcleos de GPU Maxwell, vídeos em 60fps 4K, 1,3 gigapixel de rendimento de câmera e processo de 20nm.