A abertura oficial da Consumer Eletronic Show é somente amanhã, mas hoje, durante a pré-CES, algumas empresas realizam conferências para a imprensa a fim de apresentar algumas de suas novidades. É o caso da Nvidia que anunciou o TEGRA K1, um potente processador com 192 núcleos de processamento gráfico e criado na arquitetura Kepler.

Este processador para dispositivos móveis é capaz de comparar-se com o desempenho de computadores. Os 192 núcleos em CUDA utilizam tecnologia semelhante à encontrada nas placas de vídeo fabricadas também pela empresa. A versão mais esperada do TEGRA K1 é a que utiliza a tecnologia Denver com dois núcleos operando em 64-bits; a outra com quatro núcleos de 32-bits.

"Os processadores para dispositivos móveis enfim alcançaram o poder de processamento de computadores", disse o CEO da Nvidia Jen-Hsun Huang.

Veja também: O que esperar da CES 2014?

Os números do Tegra K1 são impressionantes; o Xbox 360 é capaz de processar 240 GFlops Shadders euquanto o Tegra K1 processa 365 GFlops. Em comparação com o processador A7 da Apple - apresentado pela empresa no iPhone 5S - através de testes de benchmark, o Tegra K1 teve desempenho quase três vezes maior. Não se sabe ainda em quais aparelhos o Tegra K1 deve trabalhar.