Grande parte dos meios de comunicação e tecnologia voltam suas atenções para a linda Las Vegas, nos próximos dias (7 a 10 de janeiro), onde ocorre uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronics Show. O evento é a vitrine para que grandes empresas apresentem produtos que devem ser vendidos durante o ano. Entre os possíveis lançamentos, temos também rumores que podem, ou não, ser apresentados.

Informações dizem que são aproximadamente 3200 expositores e mais de 20 mil produtos para serem apresentados durante a CES 2014, portanto, temos que voltar nossa atenção pra não perder nenhum grande lançamento. Será que o Galaxy S5 a grande jogada da Samsung? Qual será a maior TV da feira? O que vem depois do óculos e do relógio inteligente? Vamos ver.

Steam Machines

É quase certo que as Steam Machines chamarão muita atenção durante a CES 2014. Além de ser um produto inovador, a Valve e seus parceiros querem dar um passo a frente quando se trata de experiência com games ao alçar a jogabilidade dos PCs para a sala de estar. A expectativa é que os produtos sejam comercializados já neste ano. A Steam Machine roda o SteamOS que é baseado em linux; é capaz de rodar centenas de jogos.


Conceito Steam Machine

As Steam Machines devem agradar a todos, seja os loucos por inovações, seja os que procuram a melhor experiência gráfica, uma vez que os preços serão "acessíveis".

Ultra TVs

A tendência de televisores enormes, com tecnologia 4K e telas em curva segue durante este ano. É muito provável que novos modelos com mais de 100 polegadas sejam apresentados. O maior destaque deve ficar por conta da LG com o sistema WebOS. No entanto, as gigantes Sony e Samsung também prometem algumas novidades.


TVs gigantes e com tela curva devem figurar aos montes durante a CES 2014

A Netflix também faz parte desta tecnologia, com a transmissão via streaming de vídeos em 4K ela já realiza testes, mas a CES 2014 deve ser o grande palco de apresentação da novidade. Talvez em 2014 o preços dos televisores gigantes e com imagem 4K tenham redução de preço e consequentemente passem a fazer parte do nosso mundo.

Smartphones

Quem espera ver um superlançamento de smartphone durante a CES 2014 pode frustrar-se um pouco. Em fevereiro ocorre um evento específico para mobile, é o MWC (Mobile World Center). Sendo assim, para você ver o Galaxy S5 - da Samsung - terá de esperar pelo menos mais alguns dias. Lembrando também que as grandes fabricantes, normalmente, organizam um evento próprio para lançar aparelhos top de linha.

Mas, quem sabe, LG e Samsung não resolvem anunciar a venda para o resto do mundo dos smartphones com tela curva: Galaxy Round e LG G Flex. Tá afim?


Galaxy Round e G Flex são os primeiros smartphones com tela curva do mercado

Vestíveis

Como em 2013, este ano promete alavancar ainda mais a venda de tecnologias vestíveis, ou seja, gedgets inteligentes que podem ser usados, como: relógios, óculos, pulseiras e muito mais. Dentre os expositores deste ano, certamente há centenas de novos empreendedores tentando emplacar seu produto no mercado consumidor.

Este é outro segmento que precisa reduzir os preços que quiserem entrar no mercado emergente.


Outros modelos e novos conceitos de aparelhos vestíveis são esperados na CES 2014

Seguindo ainda na linha de tecnologia de vestir, aquela ideia de que em breve teremos um sistema operacional em todos os eletrodomésticos de nossa casa parece subir mais uns dez degraus. A CES 2014 deve ter em seus estandes, alguns produtos como refrigeradores, micro-ondas e lavadoras com inteligência para acelerar o trabalho de casa e moldar-se ao seu estilo e perfil.

64 bits

Depois que a Apple colocou no mercado um aparelho com chip de processamento com arquitetura em 64 bits, é "obrigação" das demais fabricantes correr atrás do prejuízo. Com isto, podemos contar como certo que teremos lançamentos com diversas funcionalidades e, é claro, com 64 bits de processamento presente.


Outras gigantes devem apresentar seus processadores com arquitetura em 64 bits

Além da Qualcomm, que já confirmou o seu lançamento com o Snapdragon 410, NVIDIA, Samsung, Broadcom trabalham na construção de processadores desta arquitetura. Esperamos que estas empresas apresentem o funcionamento de seus respectivos processadores através de conceitos ou protótipos que vão se tornar um produto definitivo posteriormente.

Nós do Oficina da Net vamos acompanhar as apresentações e passar tudo pra você não perder nada. Fique ligado, a CES 2014 começa amanhã.