Testamos o LG G3 e a primeira impressão foi de um smartphone incrível, que usa quase toda a extensão da carcaça para mostrar a tela de 5.5 polegadas com a tecnologia IPS, a mesma utilizada nas TVs da marca. Comercializado a preços que variam entre R$ 1.797,90 a R$ 2.099,00 em lojas aqui do Brasil.

Na caixa veio junto o elegante carregador sem fio, uma base de plástico que precisa estar ligada ao cabo de força, mas ao colocar o celular sobre a base, o aparelho carrega. A aparência ficou ótima em ver o gadget sendo carregado em cima da mesa do escritório ao lado do computador. Acompanhando o telefone e o carregador sem fio, estão os fones de ouvido que tem o cabo achatado, o que torna mais difícil de enrolar, por que muitas vezes atiramos o cabo na mochila e quando vamos precisar o pobre coitado está lá todo amassado e enrolado. Além de tudo isto, tem o manual do usuário, carregador padrão e cabo USB que é usado para ambos os carregadores. 

O que ainda me intriga é o tamanho da caixa, por que tão grande?

A LG é uma marca renomada na produção de eletrônicos, sejam eles televisores, aparelhos de som, computadores e laptops e é claro celulares. Hoje, data em que estamos produzindo este review, o LG G3 é o aparelho top de linha da LG e tem tudo para encarar de frente os top de linha das concorrentes.

O LG G3 foi lançado no Brasil dia 22 de julho de 2014 e passou a ser comercializado em praticamente todas as lojas de varejo do país. A LG acertou no aparelho, sendo o seu principal produto da linha, ele bate de frente com qualquer outro smartphone de concorrentes.

O G3 vem equipado com tela Quad HD de 5.5 polegadas IPS, processador quad-core snapdragon 801 AC de 2.5GHz, sistema operacional Android 4.4 KitKat e 16GB ou 32GB de armazenamento interno. Entrada de cartão de memória microSD de até 128 GB, memória RAM de 2GB e bateria de 3.000mAh. Mas não é só isso não, o aparelho possui duas câmeras, uma frontal e outra traseira, a frontal com 2.1MP, já a câmera traseira possui 13MP OIS, tecnologia essa que promete maior agilidade e estabilidade na hora de capturar imagens com foco automático a laser, que localiza o objeto a ser fotografado mais rapidamente que os focos tradicionais.

Agora sem mais delongas, vamos ao review do LG G3.

[CATEGORIA]10[/CATEGORIA]

O design dele é fantástico. Os engenheiros conseguiram utilizar muito bem a área frontal para a tela, o que o deixa elegante. Na parte frontal, encontramos o fone de ouvido para ligações, a câmera frontal, a tela e no fim do aparelho um detalhe com a marca parecido com metal, toda a fronte é coberta por vidro da tela.

A parte traseira é envolvida por uma capa de plástico que simula aço escovado, onde ficam também a câmera traseira, a luz de flash, a luz de laser para ajudar a câmera no foco, os botões de volume e de ação/desligar aparelho. No final da parte traseira encontra-se o alto falante.

Na vista superior do aparelho, temos o infravermelho utilizado pelo aplicativo de controle remoto, que diga-se de passagem é excelente, funciona em praticamente todos os televisores, inclusive antigos. Ao lado do infravermelho tem um microfone que é usado para captar som ambiente.

Na vista inferior, temos o conector para fone de ouvido que acompanha na caixa, mas é padrão P2, também tem outro microfone usado para a conversa. Por fim tem o conector do carregador / porta USB.

Nas laterais do aparelho não existem botões, estão posicionados na traseira dele, o que difere dos demais e torna fácil o uso, porém peca em usar o botão de aumentar volume para tirar a fotografia. Há também uma fissura na vista direita que auxilia a extração da capa traseira.

Dimensões:

 

Por ter uma tela de 5.5 polegadas, o aparelho é grande, mesmo que a parte frontal seja bem utilizada. Você não alcança toda a extensão da tela usando apenas uma das mãos. Comparado com telas do mesmo ou próximas de tamanho, eles se equiparam no uso. Testamos aqui o Sony Xperia Z2 que é praticamente do mesmo tamanho, é mais largo 0,7 mm, mais baixo por 0,5 mm e mais grosso por 0,9mm. É mais leve, em torno de 10g.

Veja as especificações de tamanho do LG G3 abaixo e o comparativo dele com o Z2:

Dimensões: 146,3 x 74,6 x 9,3 mm, pesando 153,7g.


Foto com as dimensões do LG G3

Foto comparativa com o Sony Xperia Z2

No geral é um aparelho bastante elegante, grande e bem projetado. Pecou como a grande maioria dos androids pela estrutura traseira ser de plástico e bastante maleável, até mesmo fácil de quebrar.

[CATEGORIA]11[/CATEGORIA]

[SPEC]13563,13704[/SPEC]Os dispositivos do aparelho foram bem escolhidos, a performance agrada. Comparado com os outros aparelhos que estamos testando, ele se saiu bem, tem uma ótima qualidade de sinal, tanto sinal da rede da operadora, quanto sinal Wi-fi. Tenho um iPhone 4, "antiguinho", que dentro do meu apartamento falha a ligação em alguns cômodos, já o LG G3 pegou bem em todos os locais. Uso a operadora VIVO, que é a melhor de sinal na minha cidade, segundo o aplicativo da Anatel. Vamos agora destrinchar os dispositivos do aparelho e falar sobre cada um deles.

Display:

A tela é uma Quad HD de 5.5 polegadas, com resolução de 2560x1440 px, com proteção Gorilla Glass 3. A tela como já mencionei, é bem utilizada no projeto do hardware. A tela tem um brilho forte, bonito até. Mas como gosto de usar o brilho no modo automático, não afetou muito minha visualização, creio que no dia-a-dia as pessoas não usam o brilho no máximo, a menos que você goste de iluminar os céus a noite.

Som:

O som do alto-falante do aparelho é ótimo. Tem uma altura considerável, saí uma qualidade de som de médio para alto. Já os fones de ouvido o som é horrível. Sem grave, com um som que perturba. Porém a ergonomia do fone é boa.

Hardware:

Munido de um processador Qualcomm Snapdragon 801 de 2.5 GHz, Quad-core. Sistema operacional padrão é Android 4.4.2 KitKat. Bateria de 3.000 mAh, que é substituível e conta com o carregamento wireless. Câmera frontal de 2.1 MP, câmera traseira de 13 MP, com estabilizador ótico de imagem (OIS) e Laser Auto Focus, usa laser para focar um objeto, o que torna a resposta do foco mais rápido. O som conta com um alto-falante de 1 Watt. A GPU é Adreno 330, no 3DMark, ela obteve 21.680 pontos, quase o dobro mais rápida que a Adreno 320, que alcança cerca de 11 mil pontos no Nexus 4, Galaxy S4 e HTC One.

Desempenho:

Fizemos testes de desempenho no LG G3, os testes foram bem aceitos, visto que ele ficou sempre entre os top 10 aparelhos existentes. Comparado com seus concorrentes diretos, ele ficou a frente do Galaxy S5 no quesito multicore, onde são testados todos os núcleos do aparelho em ação ao mesmo tempo. Já no teste single-core (METAL), o Galaxy S5 ficou a frente, assim como no teste de navegador (renderização de objetos e rolagem). O que deu para notar foi que o aparelho se comportou bem nos testes, porém toda vez que foi exigido desempenho gráfico, assim como jogos, o aparelho aqueceu bastante e isto tem sido uma prática comum nos smartphones que testamos.

Teste com o Vellamo Benchmark:


Teste 3D Mark:


Teste Antutu Bechmark


Armazenamento:

O armazenamento do LG G3 é de 16 GB de memória interna, que pode ser expandida até 128GB através de cartão Micro SD. E possui 2GB de memória RAM. A não ser que queira manter toda a sua playlist de músicas e tenha um álbum gigantesco de fotos, os 16GB dão conta mais que suficiente para manter os dados por um bom tempo.

Conectividade:

A conectividade do aparelho é bem elevada, apesar de não ser dual sim, o LG G3 conta com Bluetooth 4.0, A-GPS, conta com porta USB 2.0, Wi-fi 802.11 a/b/g/n/ac e NFC.

  • Rede 2G GSM: 850/900/1800/1900 MHz
  • Rede 3G WCDMA: 850/900/1900/2100 MHz
  • Rede 4G LTE: 700/1170/1900/2600 MHz

Câmera:

Ah a câmera. Esta belezinha foi além das expectativas. Fotografias muito nítidas, com um controle tremendo sobre o foco e em ambientes com pouca luz. A câmera frontal de 2.1MP também surpreende, você verá nos exemplos de fotos abaixo. A câmera traseira de 13MP, faz imagens com a resolução de 4160x3120px, tem foco automático e foco manual através de toque na tela, ou seja, se você quiser focar algo específico, basta apertar o local onde o foco deve ser que a câmera focará lá. É um recurso bastante interessante para fazer fotografias com efeitos de foco. Conta também com estabilização de cores, HDR, flash com dois leds de iluminação, localização das fotos, detecção facial e de sorriso. Além de comandos de voz para capturar as imagens. A câmera é capaz de produzir vídeos em FULLHD com a resolução de 3840x2160px (4K), são 30fps e slow motion de 120fps.

Vejamos alguns exemplos de fotos com a câmera traseira:

Fiz duas fotografias e coloquei um quadro com o tamanho natural da imagem, para ver os detalhes de como fica a foto em sua totalidade de pixels. As fotos aqui testadas, não sofreram alteração de luz ou qualquer outro efeito, justamente para que você possa ver os detalhes e a veridicidade das fotos que a câmera produz.

Exemplo da câmera frontal:


Vídeo de exemplo da câmera traseira:

Bateria:

Os 3.000 mAh de lítio, capaz de durar 1260 minutos de conversação e 553 horas em standby. Usando diariamente consegui fazer a bateria durar 3 dias com o modo de economia ativo. Leia o que é mAh e o que faz de diferença no seu celular. Visto que olhei bastante vídeos e usei ele sem restrição alguma. Portanto, para uso frenético, a bateria pode durar no máximo 2 dias, o que comparado com meu iPhone 4 (velinho) é um alívio.

[CATEGORIA]12[/CATEGORIA]

Ainda com Kitkat instalado, pois a LG anunciou em seu Facebook que vai atualizar o LG G3 para o Lollipop, o que deixou os entusiastas da marca bastante satisfeitos. 

A interface:

Com algumas modificações de ícones, a LG personalizou o Android para o LG G3. Nada muito diferente do padrão, o que torna fácil o manuseio do SO.

Dispositivos e recursos exclusivos:

Hand Gesture: Essa tecnologia reconhece o abrir e fechar da mão do usuário em frente à câmera frontal, faz uma contagem regressiva automática de 3 segundos e bate a foto sem a necessidade de clicar.

Smart Keyboard: um teclado inteligente que pode ter seu tamanho ajustado e se tornar mais confortável, além de reduzir em 75% os erros de digitação, segundo a própria LG. Confesso que foi melhor usar o teclado grande do que com os botões pequenos. Veja abaixo a configuração para alterar a altura do teclado.

Acessórios:

Veio junto com o aparelho o carregador wireless, que é incrível. Muito bonito e elegante, é uma base para apoiar o aparelho e mantê-lo carregando. Aqui no escritório, posicionei ele ao lado do meu computador, mantive as notificações ativas, então você vê tudo que acontece pelo celular. Verdade que a carga demora muito mais para preencher, porém é cômodo manter o celular carregado.  Para carregar o smartphone, o carregador sem fio precisa estar conectado ao cabo usb e este ao computador ou tomada.

[CATEGORIA]13[/CATEGORIA]

[BUY]13563,true[/BUY]Você acabou de ler o geral sobre o LG G3 que é um ótimo aparelho, um dos melhores smartphones que já utilizei. Certamente vai levar uma boa nota neste review.

O que gostei nele? É um smartphone bastante versátil, pelo tamanho da tela pode ser diversamente utilizado. Ver um vídeo em tela pequena é um problema, já nesta tela é bastante agradável. É claro que não um filme inteiro, mas vídeos curtos como Youtube é mais que suficiente. O hardware dele permite também que a usabilidade se torne bastante ágil. A câmera é fantástica, quase não vi problemas nela. Fotos muito nítidas e bem iluminadas.

A bateria dele dura dentro da média dos aparelhos rivais, portanto, não se tornou nem um benefício, nem um malefício para ele. É cômodo carregar a cada 2 dias.

O que não gostei? O som dele, principalmente no fone é baixo e bastante chiado, não se escuta os graves. Testei com outro fone e é a mesma coisa. Não gostei também das notificações de ajuda que a LG colocou. É algo incomodo. Foi de praxe ver nos novos aparelhos que eles aquecem bastante, principalmente quando necessitam de processamento gráfico ou estão em fase de carregamento, isto me perturbou também, pois tem vezes que ele aquece bastante.

No geral é um super aparelho. Se você tiver em torno de R$ 1.600 para desembolsar vale muito o investimento. Não chegamos a testar ainda o Moto X de segunda geração, mas comparado com o primeiro, o LG ganha de lavada. Estamos testando agora o Moto G da segunda geração, ele teve um desempenho bem melhor que o da primeira, esperamos fazer o teste do Moto X e veremos se ele se equipara ou quem sabe ganha do G3. Você querido leitor verá em breve o review do Moto X por aqui ;)

[relatorio]