O sistema de telefonia e internet móvel vêm evoluindo rapidamente, bom seria se sua aplicação também fosse tão rápida quanto a evolução, pois, em várias regiões do país a 3ª geração ainda é desconhecida. Com a nova tecnologia, assistir vídeos e programas de TV no seu smartphone enquanto você está caminhando pelas ruas não será um problema, sem falar na possibilidade de fazer streamings e chamadas de vídeo em tempo real com seus amigos, sem ter os problemas de conexão constantes da internet móvel tradicional que temos.

O que é

4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G da prioridade a dados de internet, mas, claro, não descarta a ideia de que ainda podemos fazer ligações por voz.

A tecnologia LTE não é a única que pode ser considerada como uma tecnologia 4G, também temos a WiMAX, que foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade (funciona em sistemas Linux) entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Porém, a WiMAX é bem menos comum que a LTE, que será implantada aqui no Brasil. Em breve faremos uma matéria especificando o que é o WiMAX.

O que melhorou?

Por ter como prioridade o trafego de dados, a rede seria com toda certeza mais rápida e estável, inclusive, quando a LTE foi criada, nem ao menos existia possibilidade de tráfego de voz, o que obrigaria as operadoras a adaptarem a mesma para isso.

Em testes realizados por pesquisadores, a tecnologia LTE chegou a uma velocidade de transferência de dados a 20 MHz de 300 Mbps do downstream e 75 Mbps de upstream, claro, os testes foram realizados em laboratório, o que maximiza sua potência, a velocidade real de navegação fica entorno de 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload e uma latência (PING) de no máximo 30 ms (milissegundos).

Além de ser mais barata, mais rápida e com uma cobertura bem mais estruturada, a tecnologia LTE a 700MHz pode sustentar de 300 a 400 acessos simultâneos a rede de trafego de dados, o que é praticamente o dobro da quantidade que a as tecnologias 3G suportam.

Aplicação das redes 4G no Brasil

Mais de 30 países já contam com o funcionamento da 4ª geração de telefonia móvel, e aos poucos outros países estarão aderindo à mesma. No Brasil, alguns problemas estão sendo enfrentados quanto as antenas de distribuição, a frequência recomendada e usada por modelos de aparelhos americanos, é a de 700MHz (700 mega-hertz), pois antenas com essa frequência se tornam mais baratas e tem um ótimo alcance, no entanto, essa frequência já está sendo usada por canais de TV aberta em nosso país, tornando impossível a ocupação de dois serviços totalmente diferentes.

Tal problema já parece estar sendo resolvido, e até 2018 as redes 4G que estiverem instaladas no país estarão operando em 700MHz, mas, em qual frequência que as antenas 4G que o Brasil já tem estão operando? No momento, a quarta geração de telefonia móvel opera em nosso país na faixa de 2,5GHz, o que torna o alcance das antenas muito menor do que poderiam ser em 700MHz, obrigando a fabricação e implantação de um número bem maior de antenas e consequentemente, gerando um gasto bem maior.

Modelos de Telefones com 4G homologados pela Anatel

Fornecedor

Modelo

Apple

iPhone 5c (A1507), iPhone 5s (A1457)

Blackberry

Blackberry Z10 (STL100-2), Blackberry Q10 (SQN100-3), Q5 (SQR100-2 - RFS121LW), Z30 (STA100-5 - RFY111LW)

Nokia

Lumia 920, Lumia 820, Lumia 925, Lumia 625, Lumia 909, Lumia 1320, Lumia 1520.3

LG

LG-D956, LG-D805, LG-P655h, Phablet LG Optimus G Pro (E989), Phablet LG Optimus G Pro (E989), LG Optimus F5, LG-E977 (Optimus G)

Motorola

XT925 (RAZR HD), XT1058 (Moto X)

Sony Mobile

C6503 (Xperia ZL), C5303 (Xperia SP), C6943 (Xperia Z1), C6843 (Xperia Z Ultra)

Samsung

GT-I9305T (Galaxy SIII), GT-I8730 (Galaxy Exepress), GT-N7105(Galaxy Note II), GT-S7275 (Galaxy ACE 3), GT-I9295 (Galaxy S4 Active), Galaxy Note 3 (SM-N9005)

TOTAL

31 modelos

4G na Copa do Mundo

Imagine os turistas que vierem de outros países com seus Smartphones operando no padrão americano de 700MHz de frequência. Tais aparelhos se tornariam quase inúteis se não conseguirem operar na faixa dos 2,5GHz, o que não deixaria os visitantes do país do futebol nada satisfeitos. Para evitar problemas como esses, o Brasil está agindo desde o final de 2013 e providenciando o desligamento dos canais de TV aberta que operam na frequência nas cidades que vão sediar jogos da copa, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outras.

Depois de terminado o serviço de desocupação da melhor frequência para o sistema 4G operar, as novas antenas com tecnologia da quarta geração serão instaladas, ou seja, os gastos serão repetidos novamente e o país estará com as faixas de 700MHz para cidades sede dos jogos da copa e 2,5GHz para as demais cidades que não sediarão os mesmos, essas outras cidades no futuro também deverão ter suas antenas substituídas.

Municípios brasileiros com cobertura 4G

Abaixo você vê as cidades que já contam com a cobertura 4G, e dentre elas, você pode perceber que em negrito estão todas as cidades que serão sede de jogos da Copa do Mundo de 2014.

Natal

Rio de Janeiro

Brasília

Fortaleza

Salvador

Belo Horizonte

São Paulo

Manaus

Cuiabá

Curitiba

Porto Alegre

Recife

Búzios

Vitória

Serra

Cariacica

Domingos Martins

Uberlândia

Campo Grande

Teresina

Paraty

Belém

Campos do Jordão

João Pessoa

Joinville

Florianópolis

Goiânia

Maringá


Primeira antena 4G implantada em um poste de iluminação pública em Brasília

A tecnologia do futuro

Podemos concluir com essa matéria que a tecnologia 4G é revolucionária, enquanto a internet está tomando conta do mundo, fazendo com que praticamente todas as pessoas estejam conectadas a um computador, os mobiles estão tentando acompanhar essa evolução e crescer junto com ela, possibilitando um maior conforto a seus usuários sem precisar estar em casa.

Admita, há cinco anos você achava impossível poder conversar com um amigo por chamadas de vídeo enquanto está fora de casa ou longe do alcance de uma rede wireless, não é?