Em um anúncio feito nesta segunda-feira (07), em um blog do Google, gigantes da tecnologia estão se unindo para uma causa nobre: baratear o custo da internet em países em desenvolvimento e também a países emergentes.

"Essas tecnologias podem ter grandes impactos, mas nenhuma solução isolada pode conectar as 5 bilhões de pessoas que hoje vivem sem internet", disse o Google.

Google, Facebook, Microsoft e Intel são três dos grandes nomes que fazem parte da Alliance for Affordable Internet (Aliança pela Internet Barata, em tradução livre). O grupo pretende levar internet banda larga por um preço mais baixo para os países emergentes e em desenvolvimento.

As companhias envolvidas terão a colaboração de governos e também de organizações sem fins lucrativos para poder baixar o valor das conexões da média atual de 30% para 5% da renda da população de cada país.

Para conseguir atingir o objetivo, devem ocorrer mudanças em políticas, que devem propiciar a entrada e o também o acesso a novas tecnologias nos países em questão.  O Google salienta que "não existe uma solução simples que possa conectar as 5 bilhões de pessoas que vivem hoje sem internet".

As novas políticas já foram definidas, entre elas está a criação de uma competição entre o mercado, para acabar com o monopólio, estabelecimento de agência regularizadora e também o fim das taxas e custos excessivos sobre os aparelhos necessários para obter conexão à internet, como telefones, modem, entre outros.