O ambiente mais tecnológico que tínhamos acesso era quando o vídeo-game era ligado. Ah aqueles 16 bits do Mega Drive eram demais. O primeiro computador a qual tive acesso foi por volta de 1998, rodando um MS-DOS, com disquetes, lindos disquetes barulhentos, problemáticos. Nestes benditos cabiam diversos joguinhos que faziam a alegria. Até então o computador para mim era usado apenas por diversão, jamais foi objeto de trabalho, organização, etc.

Não lembro a data em que iniciei a usar internet, lembro que obviamente era discada, que fazíamos ligações interurbanas para poder acessar aqueles maravilhosos 56Kbps por segundo, o modem instalado dentro do computador, para conectar fazia aquele barulho que os jovens de hoje sequer sabem que existe, era uma maravilha, usar uma sala de chat, baixar os mp3 em 1 hora por música, fotolog, uau. Eu era feliz demais, a conta de telefone era um tanto que cara, meu pai (até então morava com meus pais) me liberava acesso de 1 hora ou 2 por semana, geralmente em finais de semana, quando as ligações eram mais baratas.

Agora imaginando aquela época, que a pergunta deste artigo me veio à cabeça:

E se não existisse internet?

Você já parou para pensar um pouco. Como poderia ser a sua vida sem o mundo virtual? Eu trabalho desde 2005 profissionalmente com internet, programador, administrador aqui do Oficina da Net e da Desenvolve Web, fico imaginando o que seria da minha vida se a internet não tivesse evoluído. Em 2004 eu trabalhava como "carinha da TI", montava e formatava computadores em uma loja da pacata cidade que morava. Teria continuado eu como "micreiro"?

Para quem trabalha com internet, sabe muito bem da dependência da existência deste ecossistema. Isto que nem estou falando da dependência do tipo vício, que ao acordar a primeira coisa a ser feita é ligar celular, iPad o que tiver na frente para ver e-mails, Facebook, relatórios, etc. O mesmo acontece antes de ir dormir, sei que você deve fazer isto também, ou será que só eu sou assim? Não creio.

E você que não trabalha com internet, mas usa e abusa dela, já pensou como seria a sua vida sem um mês de facebook? Youtube, ah este safadinho. Horas e horas em frente às telas olhando vídeos engraçados, vídeo aulas ou gameplays.

O que seria dos meios de comunicação sem internet? É difícil de pensar em algo que não use internet hoje em dia. Os padeiros usam internet para avisar que o pãozinho está pronto, imagine, você em casa, aquela fome batendo e boom, a mensagem em seu facebook avisando sobre o pão. Exemplos de uso da internet envolvendo a vida de todos teriam aos montes.

Creio eu que teria estudado para fazer um concurso público e ter um emprego estável ou algo do tipo. Mas a vida me direcionou para o lado da internet. Espero que esta jamais acabe, ou eu estarei em maus lençóis, rsrs.

E você, já pensou o que seria se não existisse internet em 2022?

Texto de 2013, atualizado hoje dia 17 de maio de 2022, dia mundial da internet.