Pois bem amigos como falado na aula anterior irei iniciar o conteúdo prático de MS Access hoje e como de fato sempre devemos ter uma teoria antes de iniciar uma pratica certo. Então resolvi intitular esta aula como O que são e como criar Tabelas.

Tabelas no Access são praticamente a base onde os dados serão armazenados, ou seja, sempre que preenchermos um formulário ou onde seja os dados serão gravados nas tabelas, daí a importância de sempre que for criar um banco de dados em Access inicialmente deve-se criar a tabela fonte.

Em primeiro lugar devemos criar o nosso banco de dados ao abrir o Access como mostra a figura abaixo:


Ao clicar na opção Banco de dados em branco como mostra a imagem irá aparecer uma caixa pedindo para escolher o local e nome do arquivo.


Quando o banco de dados é criado será exibida a tela de abertura do seu banco de dados como mostra a imagem abaixo, nesta imagem note que há ao lado esquerdo uma barra onde se pode escolher os componentes de seu banco de dados.


Os objetos são o que compõe seu banco e na aula de hoje estou mostrando somente tabelas e note bem que há 3 (três) modos de criação da tabela.

  • Modo Design
  • Assistente
  • Inserindo Dados


As imagens abaixo mostram respectivamente cada um dos modos quando ativado.

Modo DesignNeste modo o usuário pode escolher anteriormente o nome da coluna de dados, ou seja, o Nome do Campo que irá ser preenchido, o tipo de dado a ser inserido, exemplo: Nome > Texto, Nascimento > Data/Hora e assim por diante e ainda acrescentar na coluna Descrição uma rápida informação que será exibida no rodapé dos formulários.

Modo AssistenteNo modo assistente o usuário tem modelos predeterminados de tabelas de várias áreas e situações como Listas de contato, clientes, produtos, enfim, uma infinidade de tabelas que pode ser editadas e alteradas de acordo com a necessidade o usuário.

Modo Inserindo dadosNeste terceiro modo o usuário tem que clicando com o botão direito do mouse nos cabeçalhos Campo1, Campo2, Campo3... Alterar estes nomes de acordo com a tabela desejada e logo ir inserindo os dados nas linhas abaixo.

Bem espero que este conteúdo tenha ajudado a alguém e nas próximas aulas terei vídeo aulas para facilitar a quem deseja ver algo mais prático.

Ao final desde conteúdo treine e tente criar uma tabela qualquer nunca esquecendo de antes se organizar para cria-la. Até mais e bons estudos.