O YouTube Shorts é uma nova forma de assistir, descobrir e criar vídeos curtos. Dessa forma, no TikTok e no Reels, você pode capturar imagens, encadear clipes, adicionar trilhas, bem como usar diversos outros recursos para melhorar a sua audiência com vídeos rápidos e dinâmicos.

Para quem trabalha com marketing digital e social media, tem noção de que as plataformas estão sempre se renovando. Os novos recursos surgem a todo minuto para melhorar a experiência dos usuários e das marcas. E não é diferente com o marketing no YouTube, que crio o YouTube Shorts.

Através do YouTube Shorts, você pode criar e descobrir vídeos no formato vertical e de curta duração. Os mesmos usam uma linguagem dinâmica, de forma a transmitir algum conteúdo. Para as marcas, é um jeito de criar conteúdos rápidos em audiovisual, exatamente no formato em que o TikTok se consolidou, mas aproveitando a audiência da plataforma de vídeos mais acessada do mundo.

Sendo assim, confira a seguir, como enviar um Short no YouTube, através do computador.

O que é YouTube Shorts?

O YouTube Shorts é um conteúdo em vídeo de curta duração, e em formato vertical, lançado em 2021. Ele foca em usuários de smartphones. Esse tipo de conteúdo se inspira nos vídeos do TikTok, que lançou e consolidou o formato na internet, seguido pelo Reels do Instagram.

Esse recurso marcou uma alteração importante no formato de vídeos. É dito isso, pois o YouTube se consolidou como a maior plataforma de vídeos da internet usando o formato horizontal. Inclusive, nos acostumamos a assistir conteúdos audiovisuais desde que o cinema surgiu.

Entretanto, agora o YouTube Shorts altera essa concepção ao usar o formato vertical. Essa nova tendência de vídeos surgiu a partir do uso de smartphones, onde seria mais interessante consumir vídeos no modo vertical.

Como funciona o YouTube Shorts?

Em suma, o YouTube quer que os criadores possuam ferramentas simples e fáceis de mexer, para criar os seus vídeos curtos na plataforma. Com isso, o aplicativo do YouTube para celular oferta uma série de ferramentas para os Shorts. Entre outros recursos, os usuários podem:

  • Capturar e editar imagens;
  • Encadear vários clipes;
  • Incluir legendas (de forma manual ou com transcrição automática);
  • Adicionar trilhas de uma biblioteca de músicas;
  • Incluir textos animados;
  • E por fim, controlar a velocidade da filmagem.

Ademais, os vídeos do YouTube Shorts podem ter, no máximo, 60 segundos. Inclusive, os vídeos do Shorts seguem as tendências das dancinhas e demais desafios que as ferramentas lançam.

Assim que você posta, os Shorts são vistos pelos usuários, em especial, no aplicativo para celular, embora eles também possam assistir pelo navegador. Os usuários podem também, curtir, comentar e compartilhar o vídeo, bem como seguir o canal enquanto consomem o conteúdo.

Como enviar Shorts no YouTube pelo computador?

Em suma, você pode enviar vídeos curtos criados sem as ferramentas de criação de vídeos curtos do YouTube. Para mandar um Short de um computador, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  1. Realize o seu login no YouTube Studio;
  2. Em seguida, no canto superior direito, toque em "CRIAR > Enviar vídeos";
  3. Depois disso, escolha um arquivo ao clicar em "Selecionar arquivos";
    • O vídeo deve ter até 60 segundos;
    • Além disso, ele precisa ter uma proporção quadrada ou vertical.
Passo a passo para enviar um Short pelo computador.
Passo a passo para enviar um Short pelo computador.

Dicas extras

  • Ademais, se você desejar, pode incluir um #shorts no título ou na descrição para que o sistema recomende seus vídeos curtos no YouTube.
  • Além disso, você pode escolher até 15 vídeos curtos de uma vez. Entretanto, não se esqueça de clicar em "Editar rascunho" para finalizar os destalhes do vídeo antes de publicar os mesmos.
  • Por fim, a configuração padrão de privacidade para os vídeos de criadores de conteúdo entre 13 e 17 anos é "Privado". No caso de pessoas com 18 anos ou mais, a configuração será "Público". Todos os usuários podem alterar a opção de privacidade para Público, Privado ou Não listado.