O YouTube Shorts permite transformar uma ideia, em uma chance de se conectar com os novos públicos em qualquer lugar do planeta. Para isso, basta ter um smartphone, e uma câmera do Shorts integrada no aplicativo YouTube.

Em suma, a ferramenta do YouTube permite que qualquer pessoa possa gravar um vídeo de até 60 segundos, diretamente do seu celular. É um jeito diferente que os criadores de conteúdo podem usar, para interagir com os seus seguidores.

Ademais, as novas ferramentas do Shorts viabilizam a criação de um conteúdo no YouTube, de forma rápida, divertida e simples. Sendo assim, confira abaixo, como começar a gravar com o novo recurso de vídeos curtos no YouTube.

Qual é o formato de um YouTube Shorts?

Em suma, o YouTube Short permite o seguinte formato:

  • Vídeo de no máximo de 60 segundos;
  • Não é obrigatório ter som no material;
  • Além disso, o vídeo pode ser pausado, e você pode retomar a vontade;
  • Por fim, o vídeo deve ser gravado na vertical.

Como criar um YouTube Shorts?

Como funciona o Youtube Shorts
Como funciona o Youtube Shorts

Em suma, existem duas formas de criar um Short: o primeiro passo é subir um vídeo de seu aparelho móvel. Sendo assim, lembrem-se do limite de tempo.

Além disso, outra forma, é por meio das ferramentas de criação. Abaixo, confira os detalhes:

  1. Acesse o aplicativo do YouTube (Android | iOS) em seu celular;
  2. Após abrir o aplicativo, toque no ícone de novo conteúdo, ou seja, no "+" no menu inferior;
  3. Feito isso, toque em "Enviar um vídeo" ou "Criar um Short";
  4. Depois disso, escolha o tempo desejado, 15 segundos ou 60 e uma vez gravado toque no check no canto direito inferior;
  5. Em seguida, edite como desejar, e toque em "Próxima";
  6. Logo depois, dê um nome e legenda ao seu short;
  7. Por fim, toque em "Enviar Short".

Quais as ferramentas de edição disponível para fazer um YouTube Shorts?

Pause e retome

Em suma, o YouTube Shorts é uma forma de criação de conteúdo. A mesma dá muita liberdade ao usuário, no momento de gravar.

Sendo assim, você pode iniciar a gravação segurando o ícone e, soltar o mesmo, para pausar. Quando você desejar, é possível gravar outra parte tudo é salvo em um único Short.

Controle de tempo

Outra função importante que os usuários têm, é poder aplicar aos vídeos do YouTube para Shorts, o controle de tempo, alinhamento, velocidade, e demais opções. Isso é possível fazer logo após a gravação do vídeo estar finalizado.

Insira textos

Os usuários também permitem adicionar texto, e editar os mesmos, assim que realizar a gravação de um Short. Para isso, é necessário clicar em "Texto" no menu inferior e escrever o que você quiser.

Além disso, você pode alterar o tamanho, fonte e cor do texto. Ademais, é possível escolher onde, bem como o período em que o texto irá aparecer. Para isso, basta clicar em "Timeline" e controlar nessa seção.

Áudio

Por fim, você também pode adicionar áudios da biblioteca do YouTube, para dar um efeito mais agradável ao Short. Ao adicionar uma música, ou um áudio de outro usuário, é possível ajustá-lo, bem como selecionar o trecho que quer colocar no vídeo. Ao terminar, basta tocar em "Concluído".

Entretanto, ao usar áudios criados por usuários, é importante que esse terceiro pode excluir o mesmo a qualquer momento. Nesse caso, o seu Short vai continuar existindo, mas sem som. Além disso, tome cuidado para não pegar músicas que podem conter direitos autorais.