A Roku está chamando cada vez mais a atenção do Google. Depois de remover o app YouTube TV no início deste ano, a Roku mais uma vez não está conseguindo chegar a um acordo com o Google e, infelizmente, o YouTube será removido de sua plataforma. Hoje foi anunciado pela Roku um comunicado dizendo que o Google está exigindo um acordo especial que pede alterações nos resultados de pesquisa e acesso a dados que nenhum outro parceiro de streaming possui.

Após o anúncio da Roku, o Google negou que estava cobrando um tratamento especial para o YouTube na plataforma Roku e que queria somente renovar o contrato já existente. O site Axios diz que o acordo entre o Google e a Roku está previsto para encerrar em dezembro e que, infelizmente, as empresas não conseguiram chegar a um acordo.

Usuários existentes do Roku que possuem o YouTube não serão afetados

Segundo o Google, os usuários do Roku que já possuírem o app YouTube em seus dispositivos da marca não irão perder o acesso. A empresa diz:

"Desde nossas negociações com Roku no início deste ano, continuamos a trabalhar com eles para encontrar uma solução que beneficie nossos usuários mútuos. Roku mais uma vez optou por fazer afirmações improdutivas e infundadas, em vez de tentar trabalhar construtivamente conosco. Como não conseguimos continuar nossas conversas de boa fé, nossa parceria para todos os novos dispositivos Roku infelizmente terminará em 9 de dezembro. No entanto, estamos dando a Roku a capacidade de continuar distribuindo aplicativos do YouTube e do YouTube TV para todos os existentes usuários para garantir que não sejam afetados."

Update: Roku e Google entram em acordo

Hoje (8) a Roku comunicou dizendo:

"A partir de hoje, Roku e Google acertaram uma extensão contratual para o YouTube. Este acordo traz importantes benefícios para os clientes de ambos e garante a continuidade do YouTube na plataforma Roku."