O Google possui uma tecnologia chamada SmartReply que se utiliza de IA (inteligência artificial) para sugerir respostas prontas no Gmail, no Android Messages, entre outros lugares. Lançada há quatro anos, a tecnologia chega agora para os criadores de conteúdo do YouTube.

Recentemente, foi anunciado pela Google o lançamento de uma versão atualizada do SmartReply voltada para o YouTube. A ferramenta permitirá que os youtubers possam interagir com mais eficiência ao responder os comentários dos espectadores em seus vídeos.

O novo recurso de respostas geradas através de IA da Google está sendo lançado no YouTube Studio, plataforma online utilizada pelos criadores de conteúdo para gerenciar o seu canal no YouTube, acompanhando estatísticas e fazer com que haja mais envolvimento dos fãs. Nesse painel é possível filtrar, visualizar e responder aos comentários de todos os vídeos.

O SmartPlay foi implementado no YouTube com a intenção de ajudar criadores de conteúdo com muitos seguidores, onde fica inviável dar atenção a todos respondendo aos comentários, pois isso exige muito tempo. Por conta deste motivo, muitos acabam deixando de responder aos seus expectadores, pois preferem "gastar" o seu tempo com algo mais produtivo, que irá impactar mais pessoas, como produzir outro vídeo.

Google traz o recurso SmartReply com IA para o YouTube

De acordo com os desenvolvedores da Google em uma postagem no blog da empresa, foi um desafio e tanto fazer com que a IA pudesse reconhecer conteúdos diversificados como, por exemplo, emojis, diferentes idiomas, notas de empresas, gírias, entre outros. Além disso, há momentos em que a resposta automática não cabe e a IA teve de saber identificar estes casos.

O SmartReply para o YouTube chega inicialmente para comentários em inglês e espanhol, mas a Google pretende fazer a versão da tecnologia para diversos outros idiomas.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!