A partir de hoje, o Google começará a atualizar o Google Fotos. O aplicativo de "galeria" do Google tem cinco anos e vem mudando gradualmente a maneira como mantemos e revisamos as nossas memórias ao longo do tempo.

O Google afirmou que mais pessoas estão utilizando o aplicativo Google Fotos para acessar suas memórias, afinal, existe um feed semelhante a uma linha do tempo organizando todas as fotos e vídeos armazenada nos últimos anos.

De qualquer forma, junto a atualização um novo ícone passará a ser exibido na tela dos smartphones e outros dispositivos compatíveis.

O ícone ainda será o cata-vento colorido, mas passará a ser mais circular e totalmente achatado, o que vimos o Google fazer com muitos de seus ícones de aplicativos de ações redesenhados. Agora existem três guias principais em vez de quatro: Fotos, Pesquisa e Biblioteca.

Redesign do Google Fotos trazem novos recursos e simplifica o uso do aplicativo
Redesign do Google Fotos trazem novos recursos e simplifica o uso do aplicativo

A guia Fotos agora terá miniaturas maiores, menos espaço entre as fotos e você também verá vídeos de reprodução automática. Há também um carrossel maior de "Memórias" - que não mostra mais tipos de lembranças, como lembranças de seus amigos e familiares mais próximos, lembranças de viagens e os destaques da semana passada. Você também poderá ocultar memórias de certas pessoas ou períodos.

Na guia de pesquisa, você encontrará um novo mapa interativo útil para encontrar memórias. Este foi o recurso mais solicitado pelo Google desde o lançamento do Google Fotos. Você pode procurar fotos beliscando e ampliando o zoom em um mapa ou pode ver o mapa se mover enquanto percorre as fotos. O Google lembra que você sempre pode remover a localização dos dados ou desativar a permissão Histórico da localização e Localização da câmera.

Por fim, na guia Biblioteca, você verá Álbuns, Lixo, Arquivo e Favoritos. Também é aqui que você encontrará a loja de impressão (nos EUA, na UE e na CA), onde poderá solicitar impressões de suas fotos.

A atualização está sendo lançada na Google Play Store no Android e Apple App Store no iOS. Você pode atualizar o aplicativo agora e verá o novo ícone do aplicativo, mas pode não ver a nova interface do usuário imediatamente, pois a atualização também é do lado do servidor.