Talvez você possa ter recebido um e-mail do YouTube ou uma notificação ao assistir algum vídeo informando que haverá alteração dos termos e condições da plataforma de vídeos. Você pode pensar que não é nada demais e que não irá afetar o seu uso cotidiano. Porém, infelizmente, não será bem assim caso você bloqueie anúncios do site.

Você utiliza alguma extensão para bloquear anúncios de sites?

O principal ponto nas novas políticas do YouTube que muitos estão reclamando é a decisão de banir a conta de usuários que utilizam de extensões para bloquear propagandas de sites no navegador. Ou seja, se você utilizar, por exemplo, AdBlock, o Ublock, entre outras extensões que tem como função o bloqueio de publicidade nos sites (incluindo o YouTube).

O parágrafo que menciona que está ação será tomada diz:

"O YouTube poderá encerrar seu acesso ou o acesso da sua Conta do Google a todo o Serviço ou parte dele se acreditarmos, a nosso critério exclusivo, que a prestação do Serviço para você não é mais comercialmente viável."

Isso nos leva a crer que há a possibilidade também de cancelamento da sua conta no Gmail, Adsense, Adwords e todos os serviços oferecidos pelo Google, seja através de aplicativos ou sites.

Recomenda-se que você desative a sua extensão de bloqueio de anúncios

Caso não queira ser banido a toda, recomendamos que você ao menos desative a sua extensão no website do YouTube, colocando o site na lista de exceções ou "lista branca" (o nome vária de acordo com a extensão). Ou seja, não é necessário desinstalar a extensão bloqueadora de anúncios, basta inserir os endereços desejados para que ela não entre em ação.

A nova política do YouTube entra em vigor a partir do dia 10 de dezembro de 2019, então fiquem atentos e não percam as suas contas!

Para acessar os termos e condições de forma integral que entrarão em vigor, acesse aqui.

Fonte: Gizchina, Techspot