Algumas das possibilidades de uso do YouTube que já são possíveis em smartphones podem facilitar muito a vida quando se prefere ver e produzir vídeos em um computador. Duas ferramentas com aplicação móvel vieram para a web, a Picture in Picture e a transmissão ao vivo.

Mas como a PiP funciona? ao abrir a página de um vídeo no YouTube, é possível voltar para a página onde estava para navegar pela plataforma, ao mesmo tempo que continua assistindo o vídeo. Isso porque o vídeo minimiza em uma janela flutuante que se sobrepõe às outras aplicações abertas. Isso permite que o vídeo continue sendo visto enquanto outras atividades são feitas.

Demonstração do Picture in Picture, com a janela minimizada no lado inferior direito.
Demonstração do Picture in Picture, com a janela minimizada no lado inferior direito.

O modo está disponível em versão de teste para alguns usuários apenas, porém, embora ainda não tenha sido lançado oficialmente, alguns aplicativos permitem sobrepor janelas flutuantes com qualquer aplicativo aberto no Windows 10. Um exemplo é o myTube! que está disponível para compra aqui. Supostamente, na versão oficial, a janela flutuante oferecerá controles de play, pause, repeat e próximo vídeo.

Já o recurso de transmissão ao vivo já está disponível para todos no navegador Chrome. A chance de poder fazer "lives" já existia no YouTube, no entanto, agora o recurso permite que os usuários configurem com mais facilidade as transmissões de seu computador e no celular, sem nenhum equipamento adicional, utilizando apenas a webcam ou câmera do celular. Essa ferramenta deve chegar para outros navegadores em breve.

A plataforma também permitirá fazer lives diretamente do aplicativo da câmera, mas somente em dispositivos selecionados como Asus, LG, Motorola, Nokia, Samsung e mais alguns nos próximos meses. Essa característica faz parte de aplicativos como Facebook e Instagram há algum tempo.

Para acessar este recurso, basta acessar o painel do YouTube ao vivo ou clicar no ícone da câmera no cabeçalho superior do site e selecionar "go live" (fazer uma transmissão ao vivo). Após, é preciso confirmar a identidade com um número de telefone e verificar se está em "boa situação". A aceitação pode levar até 24 horas, mas depois de ser confirmado, o vídeo pode ser ativado.

O YouTube já continha recursos de transmissão ao vivo, porém, o recurso agora tem o seu processo facilitado por não ter necessidade de um codificador. Isso significa que mais pessoas podem ter aceso a esse recurso e se tornarem criadoras de conteúdo para a plataforma.