A Xiaomi é uma das fabricantes que precisou reconsiderar as suas estratégias para o mercado de tablets. Pouco antes da pandemia, a movimentação de grandes empresas ficou apagada nesse mercado, assim como a gigante chinesa que não lança um novo modelo da linha Mi Pad desde 2018.

Com a chegada do home office e homeschooling, os tablets voltaram rapidamente a ser procurados pelo público e por conta disso, a Xiaomi foi uma das empresas a reconsiderar seus passos e ressuscitar a sua linha de tablets. O mais novo modelo a ser anunciado pela empresa chinesa é o Mi Pad 5, linha que deve integrar ao menos dois dispositivos e manter viva a série de tablets da Xiaomi.

Muitas especulações já têm sido ventiladas na rede em torno desses modelos, mas a informação mais recente se trata sobre o seu lançamento. De acordo com o diretor de produto da empresa, apoiado sobre um relatório recente que vazou na internet, o Xiaomi Mi Pad 5 chegará no segundo semestre deste ano, com a maior probabilidade acontecendo já em julho.

O que esperar do Mi Pad 5?

A série Mi Pad 5 deve integrar inicialmente pelo menos dois modelos: além da variante padrão, uma versão Pro também é esperada. Como de costume, esta segunda versão deve agregar um maior desempenho, liderada pelo chip Dimensity 1200, principal processador da MediaTek, contra o Qualcomm Snapdragon 870 no modelo regular.

Provável design do Xiaomi Mi Pad 5. (Imagem: Reprodução / Xiaomi Planet)
Provável design do Xiaomi Mi Pad 5. (Imagem: Reprodução / Xiaomi Planet)

As diferenças também estão evidentes no quesito tela. O Mi Pad 5 deve ter um painel do tipo LCD, enquanto o modelo Pro usará uma tela OLED. Ambos terão suporte a resolução 2K e terão taxa de atualização de 120Hz, bem como controle de toque de nível 4096.

Além disso, de acordo com uma certificação realizada na semana passada, o Mi Pad 5 terá à disposição uma tecnologia de bateria dupla com 4.260 mAh em cada um dos módulos, totalizando uma tanque nominal de 8.720 mAh. Esse com certeza é um dos pontos fortes da linha e mostra um grande avanço em relação aos seus antecessores. Não há como saber, no entanto, se isso vale para o Mi Pad 5 e 5 Pro.