A Xiaomi sempre foi muito bem reconhecida por oferecer smartphones de preço mais acessível no mercado, e com suporte por mais tempo que suas concorrentes. Um exemplo disso é a distribuição da MIUI 12.5 que ainda está sendo liberada para diversos smartphones da empresa, alguns que já não ouvimos falar a algum tempo.

Mas isso pode mudar um pouco a partir da próxima versão da interface de usuário. As novas edições da MIUI sempre chegam no meio do ano, geralmente no mês de junho. Desta vez, a MIUI 13 (se este for seu nome oficial) tem data marcada para lançamento em 25 de junho, porém, pode chegar de forma limitada para os seus usuários.

Mudança de cronograma

Pelo que tem sido divulgado na mídia chinesa, a Xiaomi pretende mudar o cronograma de dispositivos para receber o novo update, e com isso deve reduzir o limite de modelo para apenas os que foram lançados de 2020 para cá.

O Xiaomi Mi 9 é um dos modelos que não devem receber a MIUI 13. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)
O Xiaomi Mi 9 é um dos modelos que não devem receber a MIUI 13. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)

Com isso, diversos bons smartphones que foram lançados em 2019 não serão contemplados com a nova interface, como é o exemplo do Mi 9, Mi Mix 3, além dos bem consolidados Redmi Note 8 e a linha Redmi 8. A fabricante ainda não comentou essas informações, mas caso se concretize, devemos receber mais detalhes em breve.

O que há de novo?

Ainda existem pouquíssimas informações da MIUI 13, nova interface de usuário da Xiaomi. No entanto, a expectativa é para um novo layout com um visual ainda mais clean, animações otimizadas, além da chegada de funções interessantes para os diversos tipos de usuários.

Acredita-se que a Xiaomi disponibilizará uma nova coleção de temas e papéis de parede, tornando a nova interface totalmente personalizada. Ainda existem melhorias de segurança, correção de estabilidade e outras funções. Uma das mais aguardadas é a opção de o usuário contar com uma memória RAM virtual, semelhante ao que fez ao vivo com a estreia da série vivo X60.