No começo do ano, mais especificamente em abril, a Xiaomi anunciou a MIUI 12, sua nova interface que traz uma série de melhorias e novidades interessantes. Essa versão vem embarcada nos smartphones mais recentes da marca, como Mi 10 Ultra, por exemplo, enquanto que boa parte dos mais antigos já foram atualizados.

Dentre os recursos presentes na MIUI 12, a Xiaomi inseriu o modo "Ultra economia de bateria", que como o próprio nome sugere, oferece a possibilidade de aumentar a autonomia da bateria limitando algumas áreas do sistema operacional, evitando assim gastos desnecessários. Isso pode ser muito útil para quando você está fora de casa e existe pouca carga no celular.

A seguir, veja como ativar o modo "Ultra economia de bateria" nos smartphones da Xiaomi. Se quiser saber outras novidades presentes na MIUI 12, como Super Wallpaper, novos ícones e multitarefas aprimorado, por exemplo, basta acessar nossa matéria onde mostramos as principais melhorias feitas pela empresa.

Importante

Vale lembrar que esse modo só está disponível em aparelhos da Xiaomi que rodam a MIUI 12. Como foi dito anteriormente, a atualização contendo a nova interface da marca chinesa já foi liberada para diversos modelos, então existe a possibilidade do seu celular ter algum update disponível.

O processo de verificação é bem simples: entre em "Configurações > Sobre o telefone > Versão da MIUI > Procurar Atualizações". Se a MIUI 12 estiver pronta para download, faça a instalação em seu modelo e siga os passos abaixo.

Como ativar o modo "Ultra economia de bateria"

Não existe muito segredo para ativar o modo "Ultra economia de bateria", pois levando em consideração que a interface da Xiaomi é bem intuitiva, todo o procedimento também é bem simples. Confira como ativar a novidade:

  • Na tela inicial do celular, ou até mesmo na gaveta de aplicativos, toque em "Configurações" e vá na opção "Bateria e desempenho".
Como ativar o modo Ultra economia de bateria
  • Feito isso, ative uma espécie de chavinha que está ao lado do "Ultra economia de bateria", toque em "Ok" na mensagem que surgirá na tela e aguarde para que o sistema realize todas as otimizações.
Como ativar o modo Ultra economia de bateria

A partir desse momento, você verá que a interface ficou bem diferente, exibindo um papel de parede escuro e poucos atalhos. Isso significa que apenas os aplicativos que estão sendo mostrados na tela podem consumir energia da bateria. Caso você precise adicionar algum outro aplicativo, basta tocar em "Adicionar", fazer a seleção e tocar em "Concluído".

É possível adicionar outros aplicativos no modo Ultra economia de bateria

É importante ressaltar que todos os aplicativos que estão no modo "Ultra economia de bateria" rodam no modo escuro por padrão, algo que beneficia smartphones com tela Super AMOLED.

Quando você quiser sair do recurso, basta tocar na setinha no canto superior direito que todas as configurações da MIUI 12 voltarão ao normal.

Basta tocar na setinha no canto superior esquerdo que o modo Ultra economia de bateria é desativado

Pronto, agora você já sabe como ativar o modo "Ultra economia de bateria" em seu celular com MIUI 12, uma funcionalidade muito útil para quem realmente precisa economizar energia para não ficar sem carga enquanto estiver fora de casa.