A Xiaomi acredita faz tempo que "o software é a alma dos telefones celulares e é mais importante que o hardware até certo ponto".

Com essa declaração, chegou a hora de ver o que a versão mais recente do sistema operacional da Xiaomi traz.

MIUI 12 - Design

O design e animações são parte essencial de qualquer interface do usuário. Assim, para aperfeiçoá-lo na MiUI 12, a Xiaomi desenvolveu sua própria estrutura chamada 'MiUI Light Cone Motion Effect Architecture' (tradução livre).

O mecanismo de renderização dessa estrutura permite captar a luminosidade do ambiente e alterar as cores da interface e criar desfoques em tempo real. Além de permitir que a interface tenha design em curvas e cantos arredondados dinâmicos em toda a interface do usuário.

A empresa até comparou a uniformidade das curvas no MIUI 12 com o Android 10, como você pode ver nas fotos.

MiUI 12 - Mudanças no design
MiUI 12 - Mudanças no design

Além disso, o "Physical Engine" é responsável por novas animações aprimoradas do sistema. A duração das animações dependerá da interação de toque dos usuários. A abertura e o fechamento de aplicativos também afetarão os ícones dos respectivos aplicativos, estimulando uma curva física no espaço tridimensional.

Além disso, os "ícones dinâmicos em camadas" geram feedback em tempo real com base na direção e velocidade dos gestos. As animações assim se tornam mais vivas e suaves para oferecer uma experiência visual mais agradável.

O novo estilo de animação ajuda no fechamento/abertura de aplicativos de acordo com o ritmo do usuário. Pode-se fechar o aplicativo até a metade da abertura. Visto que o "Dynamic Form" resolve os problemas de movimentação que ocorrem durante a rotação do dispositivo.

As animações estão em todos os lugares na MiUI 12. São aplicáveis até mesmo no novo centro de controle, aplicativo de bateria, gerenciador de arquivos, aplicativo Notes, aplicativo de calendário, desinstalação de aplicativos e muito mais.

A interface do usuário seguem fontes uniformizadas em todo o sistema, o que torna o uso intuitivo, a empresa chama seu novo design de "Design Visual Sensorial". Por último, mas não menos importante, o MiUI 12 também traz o Dark Mode 2.0.

MiUI 12 Super Wallpaper

A MiUI 12 também traz uma nova opção de "Super Wallpaper", que atualmente inclui planetas como Marte e Terra.

MiUi 12 - live wallpaper
MiUi 12 - live wallpaper

Os usuários podem visualizar esses dois planetas de maneira semelhante a usada no Google Earth e até definir qualquer visualização desejada como live wallpaper, bem como no estilo de AOD (Always on Display) animado (exibição sempre ativa).

Privacidade do MIUI 12

Na semana passada, a Xiaomi comentou sobre os recursos de privacidade para a MiUI 12 e, agora no lançamento, falou sobre todas as melhorias.

As verões de desenvolvedor do Android 10 tinham um recurso para notificar quando um aplicativo usa o acesso à localização, o microfone ou a câmera.

A Xiaomi não o incluiu o recurso na MiUI 11, mas na MiUI 12, ele aprimorou esse recurso com solicitações para negar ou acessar a permissão em tempo real, quando um aplicativo realiza essa atividade.

Certificação TÜV Rheinland para Teste de proteção de privacidade aprimorada do sistema Android
Certificação TÜV Rheinland para "Teste de proteção de privacidade aprimorada do sistema Android"

Além disso, o sistema também mostrará o histórico de uso do smartphone (como no Google Activity), bem como a permissão solicitada pelos aplicativos.

A Xiaomi até incluiu um recurso semelhante ao que a Apple faz com "Entrar com a Apple" para fornecer dados em branco para os aplicativos que solicitam certas informações na MiUI 12.

O sistema fornece apenas uma identidade virtual aos aplicativos e essa identidade pode ser alterada a qualquer momento pelos usuários. Portanto, os usuários não comprometem sua privacidade compartilhando suas informações originais com aplicativos indesejados.

Devido a recursos de privacidade como esse, a MiUI 12 é oficialmente o primeiro sistema operacional a ser certificado pela TÜV Rheinland para "Teste de proteção de privacidade aprimorada do sistema Android".

MIUI 12 Multitarefas

A MiUI 12 também traz melhorias na multitarefa com a ajuda do "Global Free Windows". A maioria dos aplicativos ainda não suporta tela dividida, especialmente jogos. Para corrigir isso, a Xiaomi agora permitiu que os aplicativos flutuem (picture-in-picture / PiP).

Multitarefa controlada por gestos e possibilidade de uso de aplicativos em janela flutuante
Multitarefa controlada por gestos e possibilidade de uso de aplicativos em janela flutuante

Isso permite adotar vários cenários de uso com suporte para gestos. Isso é um pouco semelhante ao recurso multitarefa renovado no iPadOS. Seria uma fusão de ações do Android PiP e da Apple.

Assistente de telefone MIUI 12 AI

A MiUI 12 da Xiaomi também traz o "AI Phone Assistant", uma alternativa ao Google Duplex, que não está disponível na China.

AI Phone Assistant
AI Phone Assistant

Segundo a empresa, seu assistente virtual respondeu a mais de 4 milhões de chamadas para testadores beta fechados nos últimos 6 meses.

Agora, esse recurso também está recebendo uma opção de chamada para ser uma ferramenta útil para usuários com deficiências.

MIUI 12 Health

A Xiaomi também está introduzindo um novo assistente de saúde no MiUI 12. Ele pode gravar automaticamente um dia inteiro de caminhada, corrida, ciclismo e subir escadas quando o telefone está no bolso. Além disso a empresa alega que uma vez ativo, o consumo é de apenas 1% da bateria durante todo o dia.

MiUI 12 - Aplicativo para controle de atividades e sono
MiUI 12 - Aplicativo para controle de atividades e sono

O aplicativo também inclui opções para monitorar o sono e registrar o ronco, bem como captar sua voz durante um sonhos. Mais importante, a empresa garante que os dados coletados pelo aplicativo Health serão armazenados localmente e não serão carregados na nuvem. Será?!

MIUI 12 Themes

Comemorando o aniversário de 10 anos, a Xiaomi também está relançando temas clássicos das gerações anteriores em alta qualidade, além de novos temas e uma seção AOD para mais de 1000 estilos AOD (Always on Display) animados de terceiros. O último recurso já está disponível para dispositivos que executam a MIUI 11chinesa.

MiUI 12 - Novos temas e outros reestilizados
MiUI 12 - Novos temas e outros reestilizados

Os registros de teste da MiUI 12 Closed Beta já estão ativos para usuários na China. Usuários selecionados receberão OTA a partir de hoje.

A empresa também anunciou a lista completa de dispositivos suportados e os dividiu em três lotes. As atualizações estáveis ​​estão programadas para começar a ser lançadas a partir de junho.