No mês passado, um representante da Xiaomi confirmou que o Mi Mix 3 5G será atualizado para MIUI 12, com liberação acontecendo em outubro. No entanto, apesar da boa notícia, existe um porém que deve ser levado em consideração: ele ainda continuará no desafado Android Pie.

Curiosamente, a decisão foi anunciada após alguns proprietários do aparelho criarem uma petição online para que a Xiaomi realizasse a atualização, algo que aparentemente deu "certo". Certo em aspas porque essa felicidade durou pouco tempo, dado que a marca chinesa revelou em uma sessão de "perguntas e respostas" que não há planos para liberar qualquer atualização para o Mi Mix 3 5G.

Sessão de perguntas e respostas da Xiaomi diz que Mi Mix 3 5G não deve ser atualizado

Na publicação compartilhada pela Xiaomi em seu fórum oficial, a pergunta "E a versão 5G?" obteve a seguinte resposta: "Com base nas informações que temos, não há nenhum plano de atualização para a versão 5G. Nós não sabemos quando uma atualização poderá chegar, então, por gentileza, evite levantar questões como essa. Todas as informações importantes relacionadas a uma possível atualização serão anunciadas no sub-fórum".

Portanto, considerando essas informações, é bastante provável que o flagship de 2019 fique "preso" no Android Pie com MIUI 10. Vale lembrar que a versão 4G já recebeu a MIUI 11 desde dezembro do ano passado, mas por algum motivo desconhecido, o mesmo não se aplicou a variante com suporte ao novo padrão de internet móvel, algo que certamente decepciona os proprietários que apostaram nesse aparelho, principalmente se levarmos em consideração que ele foi o primeiro smartphone da Xiaomi com 5G.

Quanto a MIUI 12, ela já foi entregue a diversos modelos, como Mi 9T, Poco F2 Pro, Mi 9, Mi 9 Pro 5G e Redmi K30 5G, por exemplo. Confira nossa matéria e saiba quais modelos são compatíveis com a nova interface da Xiaomi.