O Mi Mix 3 5G, primeiro smartphone da Xiaomi com suporte ao novo padrão de internet móvel, foi anunciado na MWC 2019 rodando a MIUI 10 baseada no Android Pie. Desde então, a empresa atualizou a versão do Android em alguns modelos e até mesmo apresentou uma nova interface.

Infelizmente, nenhuma dessas novidades chegou ao aparelho. Isso fez com que proprietários criassem uma petição no "Change.org" pedindo para que a empresa atualizasse o software. Agora, em uma tentativa de agradar os fãs, a Xiaomi confirmou que o Mi Mix 3 5G receberá a MIUI 12, com a liberação acontecendo em outubro.

No entanto, existe um grande porém: um representante da marca chinesa revelou que este smartphone ainda ficará "preso" no Android Pie. Ou seja, nada dos aprimoramentos e recursos presentes no Android 10, algo bem decepcionante.

Funcionário da Xiaomi confirma MIUI 12 no Mi Mix 3 5G

É bastante provável que a Xiaomi tenha decidido liberar uma atualização por conta da pressão que vem sofrendo por parte dos proprietários, mas parece que a empresa não deve fazer o trabalho completo, mantendo uma versão do Android mais antiga.

Vale lembrar que o Mi Mix 3 5G sequer recebeu a MIUI 11, mas levando em consideração que a MIUI 12 será entregue, acreditamos que a Xiaomi pode ignorar a versão atual para priorizar a mais recente, que por sinal já foi disponibilizada para alguns modelos, como Mi 9T/Redmi K20.

No momento, o aparelho mais potente da linha Mi Mix é o Mi Mix Alpha, mas ele ainda pode ser considerado apenas um conceito, dado que não teve suas vendas iniciadas. Ainda assim, o smartphone futurista da fabricante chinesa entrega um display com aproveitamento de 180%, processador Snapdragon 855+ e câmera de 108MP.