A primeira loja da Xiaomi no Brasil, que iniciou suas atividades neste mês no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, foi autuada pelo Procon de São Paulo nesta terça-feira (25). No último dia 19, o orgão fiscalizador encontrou diversos produtos à venda que não haviam sido homologados pela Anatel, e produtos sem manuais de instrução e instruções de segurança em português. Além disso, existiam produtos que não apresentavam as informações sobre o importador.

O Código de Defesa do Consumidor - CDC, as fabricantes devem assegurar que seus produtos apresentem "informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa", segundo o Procon-SP. 

Loja da Xiaomi em shopping é autuada pelo Procon. Foto: Olhar Digital
Loja da Xiaomi em shopping é autuada pelo Procon. Foto: Olhar Digital

O que vai acontecer com a loja da Xiaomi em São Paulo?

Você deve estar se perguntando se a loja da Xiaomi no Brasil, tão desejada pelos fãs brasileiros da marca, vai fechar por conta das irregularidades. Mas não se preocupe, se você gosta de ir lá comprar, ou sonha em ir, possivelmente poderá fazer suas compras. Isso porque o estabelecimento provavelmente será apenas multado. Em nota, a DL, empresa responsável pela importação e distribuição da Xiaomi no Brasil, informou que a loja está tomando providências para estar de acordo com as normas do Procon de São Paulo.

A DL informa que está ciente da fiscalização do PROCON-SP na loja Mi Ibirapuera. Como responsável pela importação e distribuição dos produtos Xioami no Brasil junto aos parceiros comerciais, a empresa informa que os apontamentos feitos pelo órgão já estão em processo final de adequação.