Recentemente, com a chegada da última versão Insider do Windows 10, tivemos a inclusão de uma funcionalidade bem interessante e que muitos estavam pedindo. Agora será possível realizar a instalação do sistema operacional através da utilização da nuvem (já que tudo hoje em dia está caminhando para a nuvem e o streaming, por que não?).

A Microsoft não é a primeira a disponibilizar a funcionalidade, a Apple, por exemplo, já utiliza esta funcionalidade há anos (o dispositivo é iniciado sem um sistema operacional, automaticamente se conecta na rede e realiza o download da última versão disponível do macOS). Agora, para realizar a formatação da máquina que possui Windows, não será mais necessário a utilização de um pendrive para realizar uma instalação limpa, só será necessário ter internet disponível.

Windows 10

Segundo a Microsoft, é necessário se atentar bem aos dizeres durante o processo, pois todas as aplicações instaladas na máquina serão removidas, ou seja, não se esqueça de fazer qualquer backup dos programas antes de formatar o PC. Caso a opção "Remover tudo" for selecionada, será removido também os arquivos pessoais do usuário.

É importante atentar que essa nova ferramenta não é a mesma coisa que a opção "recuperar da nuvem" que está disponível em alguns dispositivos.

Quando estiver disponível, para acessar a nova funcionalidade, basta ir ao menu "Redefinir este PC" > "Recuperação das Configurações do Windows". Ao ser selecionada a opção, será instalado a mesma versão do Windows que está instalado no computador.

Fonte: Windows Blog