De acordo com a Net Applications agora no mercado existem mais de 50% de PCs com o Windows 10 instalados, além disso informações mostram que a presença do Windows 7 e Windows 8.1 tem diminuído bastante.

Em janeiro deste ano, o Windows 10 passou o Windows 7 em participação de mercado. Os números representam um marco para a Microsoft que agora detém juntando todas as versões do seu sistema, mais de 83% de participação.

A adoção do Windows 10 começou muito forte, mas naturalmente diminuiu com o passar dos meses. A Microsoft estava apostando em 1 bilhão de dispositivos executando o Windows 10 em dois a três anos, mas não chegou perto deste objetivo.

Participação de mercado - Sistemas operacionais instalados em PCs globalmente (principais players)

O sistema operacional foi instalado em mais de 75 milhões de PCs nas primeiras quatro semanas e passou de 110 milhões de dispositivos após 10 semanas.

O crescimento foi bastante estável depois: 200 milhões em menos de seis meses, 270 milhões após oito meses, 300 milhões após nove meses, 350 milhões após 11 meses e 400 milhões após 14 meses.

O crescimento diminuiu naturalmente: 500 milhões após 21 meses, 600 milhões após 28 meses, 700 milhões após 38 meses e 800 milhões após 44 meses.

O Net Applications usa dados capturados de 160 milhões de visitantes únicos a cada mês, monitorando cerca de 40.000 sites para seus clientes. Isso significa que ele mede a participação de mercado do usuário.

Se preferir a participação no mercado de uso, convém obter os dados do StatCounter, que analisa 15 bilhões de visualizações de página todos os meses.

Market Share Global - Sistemas operacionais instalados no mundo

Os números do sistema operacional de agosto também corroboram para o resultado exibido no Net Applications.

Market Share Global - Versões do Windows instalados em PCs globalmente