Se voltarmos um pouco no tempo, mais precisamente em abril de 2018, a Microsoft liberou uma Atualização, a Redstone 4, onde aparecia uma nova barra de pesquisa mais parecida com o Spotlight do MacOS.

Desde então, não ouvimos mais nada sobre a tal barra ou qualquer outra informação ou nova atualização em que ela fosse citada, indicando que a ideia havia sido descartada.

Mas parece que internamente, a Microsoft continuou trabalhando nisso, e com a chegada da Build 18890, a Microsoft voltou a incluir essa barra de pesquisa, embora ainda não saibamos como.

A barra de pesquisa do Windows 10 20H1 está em testes. E foi através de Zac Bowden, do Windows Central, via Twitter, que tivemos uma prévia da nova interface que a Microsoft está trabalhando.

Em vez do design clássico que conhecemos, com interface "quadradona", temos agora janelas com cantos arredondados. Isso tem a ver com os últimos rumores do Windows CoreOS.

Segundo últimos rumores do Windows CoreOS, conhecido também como Windows Lite, falam sobre interface com cantos arredondados, mais semelhante ao que podemos encontrar em outros sistemas. Parece que a Microsoft trabalha pesado nisso, embora, por enquanto, apenas internamente.

Resta saber se está atualização de interface do Windows chegará para todos os usuários do sistema ou se mais uma vez, ficaremos frustrados, recebendo um spoiler atrás do outro, mostrando testes e mais testes, para no final as mudanças não chegarem :-(