A Microsoft havia começado a exibir alguns alertas no Windows 10 para que os usuários evitassem de realizar o download e a instalação do Chrome ou Firefox. A medida, como já poderíamos prever, acabou gerando milhares de críticas por parte dos usuários que integram o programa Windows Insider.

Agora, após a repercussão negativa, um representante da Microsoft veio a público informar que tudo não passava de um experimento e que já foi cancelado. Ele disse que a funcionalidade estava presente somente na compilação 17744 do Windows 10.

Microsoft desiste de mostrar anúncios contra instalação do Chrome do Windows 10.
Microsoft desiste de mostrar anúncios contra instalação do Chrome do Windows 10.

A partir das novas atualizações a função não estará mais presente. A Microsoft garantiu que na versão final, que será disponibilizada em outubro, o experimento não irá constar.

Antes, quando era aberto o instalador do Chrome ou Firefox, o Windows exibia uma janela em que dizia: "Você já tem o Microsoft Edge - o mais seguro e rápido navegador para Windows 10".

"Nós testamos essa funcionalidade apenas com Insiders. Os usuários continuam no controle e podem escolher seu navegador preferido. Estes avisos foram eliminados da nova compilação Insider do Windows 10. Eles não estarão na versão final da atualização de outubro, que deve ser liberada nas próximas semanas", disse o representante da companhia.

A decisão da Microsoft foi comemorada por vários usuários.

Fonte: MsPowerUse