Scarewares são aqueles softwares que exibem mensagens de erro em forma de alertas extremamente chamativos e escandalosos, forçando usuários a baixarem aplicativos de terceiros, ou a realizarem upgrades para versões pagas para que as ameaças ou erros sejam corrigidos. Para combater isso no Windows 10, a Microsoft acaba de anunciar uma atualização no Windows Defender, marcada para março, a atualização fará com que programas desse tipo, sejam considerados indesejáveis, removendo-os automaticamente do sistema.

Normalmente, softwares que usam esta abordagem, são aplicações de limpeza de disco ou de correção de arquivos. O que acontece é que muitas vezes estas soluções apontam para problemas inexistentes, ou até mesmo indicam soluções para deixarem o computador mais rápido, claro, sempre por algum preço, ou seja na aquisição de versões completas ou premium ou até mesmo aplicativos de terceiros. O que acontece no entanto é que apesar da promessa, os resultados não são obtidos.

A atenção da Microsoft já tem se mantido em aplicações desta natureza, inclusive com o Windows Defender, apontando o risco e avisando os usuários para que não sejam ludibriados. Agora, no entanto, a atitude será mais radical, a solução de proteção da Microsoft agora irá remover automaticamente essas aplicações do computador, reduzindo que ações sejam tomadas pelo usuário.

Foto reprodução de um Scareware.
Foto reprodução de um Scareware.

Estão na lista negra do Windows Defender os principais responsáveis por este tipo de prática, que normalmente exibem os anúncios enganosos em sites ou em programas baixados pelo usuário. Esta atitude está sendo tomada, pois muitos desses programas além de realizarem promessas falsas, para lucrar, trazem malwares e geradores de anúncios falsos, que acabam por piorar a situação do computador.

A limpeza dos programas mal intencionados, começa no dia 1° de março. E até lá, a Microsoft oferece a ferramenta no portal do Windows Defender, para que os desenvolvedores possam testar suas aplicações, para detectar se os seus executáveis serão ou não considerados maliciosos pelo sistema. A Microsoft tem em mente que podem aparecer muitos falsos positivos, portanto deseja dar tempo extra para que os desenvolvedores possam se adequar às mudanças.

O Windows Defender vem instalado em todas as versões do Windows 10, funcionando como uma espécie de software de proteção padrão do sistema. Ele é a primeira linha de defesa contra vírus e malwares, caso o usuário não tenha nenhuma outra opção instalada em sua máquina. A atualização do Windows Defender, assim como o uso da própria ferramenta será realizado de forma gratuita e acontecerá gradativa em todos os sistemas.