O Windows 10 entrou na reta final de sua jornada, e a atualização KB5058379, liberada nesta segunda-feira (13), reforça isso. O pacote, que eleva o sistema para a Build 19045.5854, traz importantes correções de segurança, mas sem grandes novidades visuais ou de funcionalidades, algo esperado para um sistema que perderá suporte oficial da Microsoft em 14 de outubro de 2025.

O que há de novo na atualização KB5058379?

Mesmo sem recursos inéditos, o pacote traz melhorias importantes que reforçam a segurança e estabilidade do sistema:

  • 72 vulnerabilidades corrigidas, incluindo dois bugs de zero day
  • patches contra 17 falhas de elevação de privilégios e 28 vulnerabilidades de execução remota
  • correções para problemas de negação de serviço e falsificação
  • atualização da lista de drivers bloqueados pelo kernel, impedindo que drivers vulneráveis sejam explorados por malwares do tipo BYOVD (Bring Your Own Vulnerable Driver)

Uma das falhas corrigidas afeta o Windows Subsystem for Linux (WSL2), que apresentava conflitos de GPU em ambientes que diferenciavam letras maiúsculas e minúsculas. Agora, tudo voltou ao normal com a nova build.

Pequenas mudanças que podem afetar seu PC

A atualização de maio também encerra de vez os erros do processo SgrmBroker.exe, que apareciam em massa no Visualizador de Eventos após updates anteriores. Para muitos usuários avançados e administradores, isso já representa um alívio.

Por outro lado, um detalhe chamou atenção: em alguns PCs, o submenu do calendário do relógio perdeu a exibição dos segundos. A mudança, que já vinha sendo testada silenciosamente pela Microsoft, agora parece estar sendo implementada de forma mais ampla. E o pior: não tem como reverter isso por enquanto.

Outra possível consequência da atualização é a incompatibilidade com apps antigos de controle de hardware, como aqueles usados para configurar a velocidade de ventoinhas ou monitorar sensores. Isso acontece porque a nova política de segurança bloqueia recursos que esses softwares utilizavam, e a Microsoft já deixou claro: não tem exceções.

Vale a pena instalar a build KB5058379?

Atualização KB5058379 chega para o Windows 10 via Windows Update. Imagem: Windows Latest/Reprodução
Atualização KB5058379 chega para o Windows 10 via Windows Update. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Sim, e o quanto antes. Como essa é uma atualização cumulativa obrigatória, seu sistema provavelmente já começou a baixá-la automaticamente. Lembrando: esse é um dos últimos grandes updates do Windows 10, que está com os dias contados.

Se você ainda usa o Windows 10, vale a pena instalar o update o quanto antes. Ele já está disponível via Windows Update (em Configurações > Atualização e Segurança) e também pode ser baixado manualmente no Catálogo da Microsoft Update, nos formatos .msu para 64 bits e 32 bits (x86).

Fonte